Este fim-de-semana, Santo Tirso recebe Sonatas portuguesas do séc. XVIII, num Recital de Cravo com Mafalda Nejmeddine.
A cravista Mafalda Nejmeddine apresenta-se amanhã, dia 8 de agosto, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal de Santo Tirso para um recital composto exclusivamente por sonatas portuguesas escritas para instrumentos de tecla na segunda metade do século XVIII. Já alguma vez teve o prazer de ouvir este instrumento tocado ao vivo, comme il faut? O Recital de Mafalda Nejmeddine vai traduzir-se num verdadeiro momento de partilha com o público de obras musicais que não se encontram disponíveis em suporte áudio ou editadas em partitura, nem tão pouco fazem parte dos programas de concerto dos nossos dias. Será, portanto, um momento único de música erudita, de pena nacional.
O reportório a apresentar por Nejmeddine é o resultado de pesquisas e estudos aprofundados sobre o património musical português realizados no acervo de música da Biblioteca Nacional de Portugal e na Bibliothèque Nationale de France, que conduziram à descoberta de obras musicais inéditas e de compositores desconhecidos da segunda metade do século XVIII – uma viagem pela história da música, uma viagem na história da composição. Do Recital fará parte uma breve palestra de introdução ao trabalho de pesquisa, de análise e estudo interpretativo realizado por Mafalda Nejmeddine que permitiu reunir as sonatas para instrumentos de tecla que integram o programa que se dará a conhecer ao público imediatamente a seguir. Sem mais demoras, o programa singular:
Francisco Xavier Baptista (1741-1797), José Joaquim dos Santos (c.1747-1801), António Joaquim (1787-?); Pedro António Avondano (1714?-1782); José Agostinho de Mesquita (fl1752-1801), Afonso Vito de Lima Velho (fl.1781), Policarpo José António da Silva (1745?-1803) e João Cordeiro da Silva (1735?-dep.1807).
Se gosta de música erudita, se é um curioso em ouvir sonoridades novas, se nunca ouviu um cravo… Não deixe de passar pela Biblioteca Municipal de Santo Tirso, amanhã. A entrada é gratuita, não ha desculpas para não ir. •
+ Biblioteca de Santo Tirso
© Imagem: pormenor do cartaz de divulgação.
Partilhe com os seus amigos: