O Arquiteturas Film Festival Lisboa – mostra internacional de filmes documentais, experimentais e de ficção sobre Arquitetura – está de regresso, este ano com o tema “WELCOME TO THE FUTURE”.
Para além da habitual presença no Cinema City Alvalade e na Cinemateca Portuguesa, este ano o festival estará sedeado, também, no Fórum Lisboa. Esta 3.ª edição, a decorrer entre 1 e 4 de outubro deste ano, pretende proporcionar uma incursão a diferentes visões do Futuro: desde “futuros” que se revelaram já obsoletos, àqueles que são até à data intemporais. Ambiciona-se ir além do razoável e procurar antevisões improváveis de novos mundos a ser, que possam ter tanto de extravagância e loucura, como de profecia, visionarismo e perspicácia. O que nos reservará o futuro das esculturas que percorremos e habitamos?
© Strange.
É com este olhar sobre o futuro que o realizador Edgar Pêra surge este ano como personalidade central do festival; é um dos mais prolíficos cineastas portugueses, realizou diversos filmes sobre arquitetura que primam por nos surpreender pela sua visão singular, inesperada e geradora de novas e renovadas interpretações – recomendamos vivamente, se ainda não viu o trabalho de Edgar Pêra. Da sua presença na programação deste ano, o destaque cai na sessão exclusivamente dedicada aos seus filmes em 3D – 2 outubro, 21h30, Cinema City Alvalade – e a Masterclass que o realizador irá apresentar sobre a relação do seu cinema com a arquitetura – 3 outubro, 17h00, Fórum Lisboa.
A edição de 2015 estreia a 30 de setembro, no Fórum Lisboa, com o filme “99 Dom-ino” (2014), um projeto do coletivo Space Caviar. O centésimo aniversário do projeto Maison Dom-ino de Le Corbusier (cremos não ser necessária qualquer debruçar sobre o tema aos seguidores da arquitetura) serve neste filme como pretexto para um inquérito à domesticidade italiana e a sua relação com a paisagem nos últimos 100 anos. Concebido para integrar a exposição “Monditalia” na 14.ª edição da Bienal de Arquitetura de Veneza, “99 Dom-ino” é uma ideia original de Joseph Grima, membro dos Space Caviar e diretor artístico da Bienal de Arquitetura de Chicago 2015.
© Devils Rope.
Esta 3.ª edição conta, apenas e só, com mais de 50 filmes em estreia nacional, quatro filmes em estreia europeia e seis filmes em estreia mundial – um cartaz de luxo. Entre fevereiro e junho, o festival recebeu 159 produções de 39 países diferentes para integrar a competição, o que reflete uma vez mais que a interseção entre o cinema e arquitetura é alvo global de interesse e investigação, e a importância deste festival. Os filmes em competição serão avaliados e premiados dentro das respetivas categorias pelo seguinte júri: Catarina Alves Costa (Realizadora, PT); Diogo Burnay (Arquiteto, PT); Manuel Henriques (Diretor da Trienal de Lisboa, PT); Nelson Dona (Diretor do Festival Amadora BD); Nick Dunn (Professor de desenho urbano, Lancaster University, GB); Nuno Cera (Artista, PT); Olívia Bina (Investigadora de Ciências Sociais, ICS-Ul, PT); Peter Bo Rappmund (Realizador, EUA). À semelhança dos anos anteriores, os filmes premiados desta edição do festival integrarão o Circuito Itinerante e serão recebidos por instituições, festivais e faculdades em cidades várias, não só em Portugal mas um pouco por todo o mundo. Em edições anteriores, o Circuito Itinerante passou por Braga, Porto, Faro, Évora, Delft (Holanda) e Bradenburgo (Alemanha). Este ano prevemos estender o circuito nacional a São João da Madeira, Leiria, Coimbra e Açores e o internacional ao Brasil, Canadá e República Checa.
© Dom-ino.
Paralelamente ao festival, inúmeras atividades:
23/09, 21h30, CCB – Garangem Sul/ Festa de abertura no Jardim das Oliveiras, Centro Cultural de Belém – Garagem Sul, com a projeção do filme “Arquitetura de Peso” (2007) de Edgar Pêra, seguido do espetáculo ao vivo “Não vos deixeis cair em tradição” dos Sampladélicos;
30/09, 19h30, Fórum Lisboa/ Conferência “Lost Futures: framing critical utopias between film and architecture” apresentada por Nick Dunn (Membro do júri e Professor de desenho urbano da Universidade de Lancanster, GB).
28/09 a 03/30 com apresentação de resultados a 04/10, 12h00, Fórum Lisboa/ Workshop de Cinema “Histórias Projetadas”, dirigido pela realizadora Catarina Mourão e por Susana Oliveira (FAUL – Faculdade de Arquitectura de Lisboa);
01/10 e 02/10, 19h30, Fórum Lisboa/ Conversas informais com o tema “Visões do futuro passado no cinema em Portugal”, com curadoria do arquiteto e investigador João Rosmaninho e presença dos cineastas Pedro M. Ruivo e António de Macedo;
04/10, 17h00, Fórum Lisboa/ Apresentação das teses de José Duarte e de Igor Furão, em torno da temática “O Futuro das cidades, as cidades do Futuro”;
04/10, 11h00, Percurso a pé pelo centro de Lisboa com término no Hotel Britânia/ Visita guiada pela obra de Cassiano Branco, dirigida pelo arquiteto Paulo Tormenta Pinto, que terminará com conversa e projeção do filme de Edgar Pêra, “Cidade de Cassiano” (1991), no Hotel Britânia;
01/10 a 04/10, Fórum Lisboa/ Exposição de fotografia de Bruno Parente, sob o título “Murdernism”;
03/10, 11h00, Fórum Lisboa/ Oficina de construção de máquinas de cinema para crianças, coordenada por Rita Catarino;
03/10, 15h00, Fórum Lisboa/ Apresentação do livro “Cassiano Branco (1897-1970) – Arquitectura ou Artifício” de Paulo Tormenta Pinto;
01/10 a 04/10, Fórum Lisboa/ Postos individuais de visionamento permanente em que estarão disponíveis os seguintes filmes:
Seleção de filmes do “Architecture Player”, plataforma web de vídeos de arquitetura com curadoria de Marco Brizzi;
“Liquid Times, Fluid Architecture” do Canal Fundamentos com curadoria de Andrea Franco;
“Discursos pós-modernistas: dias de escola em Replay” de Leonor Matos Silva;
“Intimidade, Silêncio, Contemplação”, registo da viagem/projeto vencedor do Prémio Távora de Susana Ventura – o nosso destaque Mutante.
© Concrete Love.
O Fórum Lisboa contará ainda com a presença das editoras Circo de Ideias, Caleidoscópio e Dafne que terão à venda uma seleção de títulos relacionados com as temáticas do festival. Um Festival onde nada faltará, bem preenchido e com um programa de excelência. Para informação completa do programa, sempre atualizada, é seguir o site do Festival no link, no final deste artigo.
E se quiser estar sempre a par do que vamos destacando no universo dos filmes… não se esqueça de seguir a nossa etiqueta FILME, onde a Patrícia Serrado vos coloca a par das últimas e melhores novidades.
+ Arquiteturas Film Festival Lisboa 2015
Partilhe com os seus amigos: