Está, à espreita, a inauguração de mais uma temporada do ciclo Músicas do Mundo, na Fundação Calouste Gulbenkian. O início da Temporada Gulbenkian Música 15/16 será marcado por um concerto que vos desafiamos a ir ver e ouvir.
Domingo, dia 04 de outubro pelas 19h00, será o momento certo para se ouvir o concerto “Hirundo Maris – Chants du Sud et du Nord”, da soprano e harpista Arianna Savall, filha do compositor e gambista catalão, Jordi Savall (músico incontornável, com certeza já o terá ouvido a interpretar Bach), e da soprano Montserrat Figueras. As vozes e instrumentos da catalã Arianna Savall (soprano, harpa gótica e harpa tripla) e do norueguês Petter Udland Johansen (tenor, hardingfele e bandolim) percorrem a Europa entre o Mar do Norte e o Mediterrâneo em Hirundo Maris que, em latim, significa andorinha-do-mar – símbolo perfeito para esta união de origens, partidas e chegadas. Hirundo Maris foi criado em 2009 em homenagem à mãe de Arianna Savall, Montserrat Figueras, que dedicou a vida ao estudo ímpar da música medieval, renascentista e barroca, e que acabou por falecer antes do primeiro disco de Hirundo Maris ser editado.
Intitulado “Chants du Sud et du Nord”, o projeto coloca em paralelo as ligações que o mar permitiu criar, ao longo da história dos séculos, entre os povos europeus, e as semelhanças que as tradições musicais destes povos têm em si. “Chants du Sud et du Nord” dedica-se desta forma a unir as músicas populares catalã, sefardita, norueguesa e escocesa desde a Idade Média até ao Barroco, espelho do trabalho de investigação profundo realizado pelos dois músicos, aos quais se juntam, em palco, Sveinung Lilleheier (guitarra e dobro), Miquel Àngel Cordero (contrabaixo) e David Mayoral (percussão). O quinteto gravou o disco “Chants du Sud et du Nord” na ECM Records com o produtor e fundador desta reconhecida editora discográfica, Manfred Eicher.
Música a descobrir. Concerto a ir, em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian. •
+ Hirundo Maris
+ Fundação Calouste Gulbenkian Música
© Vídeo: Hirundo Maris – Arianna Savall & Petter Udland Johansen.
© Fotografia: Hirundo Maris.
Partilhe com os seus amigos: