Se gosta de clássicos com inovação, a Nike tem para si uma coleção irresistível este outono… NikeLab Cortez ’72.
A Nike tem mais de 40 anos de experiência enquanto líder no que toca à inovação na indústria do calçado e atender às necessidades dos atletas profissionais e amadores é, ainda, a grande prioridade da marca e a filosofia de design que transporta deve-se ao seu inventor, mentor e visionário Bill Bowerman. No final dos anos 1940, Bowerman foi treinador de uma equipa de corrida de faculdade. A sua dedicação para garantir uma vantagem competitiva levou-o à criação dos seus próprios protótipos de calçado. As experiências de Bowerman começaram no final dos anos 1950 e continuaram durante décadas até chegar a uma visão realmente articulada.
Os Nike Cortez, oficialmente lançados em 1972, consolidaram a missão da Nike de melhorar o desempenho dos atletas. A principal inovação deste modelo específico era o sistema de amortecimento no interior da sola, que continha uma esponja de borracha mais dura entre duas camadas de esponja mais suave. Este conceito melhorou o sistema de amortecimento, proporcionando uma maior absorção do choque na zona do calcanhar. Bowerman, inteligentemente, colocou a esponja central a azul para evidenciar a mudança da densidade de material – forma em função da funcionalidade, tornando a tecnologia num elemento estético. Ou não tivesse a Nike sempre uma preocupação estética aliada à melhor performance e conforto. Apesar da silhueta do modelo Cortez ter evoluído ao longo do tempo, os elementos inovadores da sua sola tornaram-se clássicos e o modelo, inevitavelmente, um clássico desejado. As vastas ligações que o modelo tem com o desporto e a cultura definem-no como um dos modelos da Nike mais influenciadores de sempre, amado, estimado e desejado por atletas e não só.

Assim, em 2015, para renovar o seu look desportivo, para quando se pratica atividade física ou apenas para um comum dia, temos NIKELAB CORTEZ ’72 e COLEÇÃO NIKELAB CORTEZ TEXTIL. Os primeiros, são réplica dos originais Nike Cortez, estes NikeLab Cortez ’72 incluem detalhes como as pontas em zigzag, a fita na parte de trás dos sapatos, a biqueira de borracha, a espuma visível na língua e a parte superior em pele com um design minimal – para um look clássico com toque exquisite. Os segundos, na colecção Cortez Textil, apresentam materiais como camurça oleada, nylon e veludo de cotelê, assim como o logo da marca em 3D em cinco cores diferentes numa versão actualizada dos Nike Cortez – irresistíveis num clássico reinventado com estilo mais ousado.
A colecção NikeLab Cortez Textil ficou disponível a partir de ontem, dia o3 de setembro, em nike.com/nikelab e lojas NikeLab, enquanto que os NikeLab Cortez ’72 estarão disponíveis, nos mesmos locais, apenas a partir de 24 de setembro. Vai resistir? •
+ Nike
Partilhe com os seus amigos: