Comecemos o dia com uma nota sobre um livro vencedor que vai querer ler: “António Lobo Antunes: A desordem natural do olhar”.
Nas luzes da ribalta desde 1979, o P.E.N. Clube Português faz parte do prestigiado P.E.N. Club International (1921), sendo a maior e mais antiga organização de escritores do mundo. Este outubro, seis escritores foram distinguidos com os Prémios P.E.N. Clube Português. Falamos de:
Prémio Ensaio, Mário de Carvalho com a obra “Quem Disser o Contrário é Porque Tem Razão”, júri da categoria – Ricardo Gil Soeiro, José Pedro Serra e Paula Cristina Costa;
Prémio Narrativa, Paulo Varela Gomes com o romance “Hotel”, júri da categoria – Rita Taborda Duarte, Paula Morão e Francisco Belard;
Prémio Poesia ex-aequo, Isabel Mendes Ferreira com a obra “O tempo é renda”, e Luís Quintais com “O vidro”, júri da categoria – Victor Oliveira Mateus, Casimiro de Brito e Paula Mendes Coelho;
E chegando ao nosso ponto de interesse maior, membros de três júris escolheram a Primeira Obra, tendo sido distinguidos em ex-aequo Gabriela Ruivo Trindade com a obra “Uma outra voz” (narrativa) e Susana João Carvalho com “António Lobo Antunes: A desordem natural do olhar” (ensaio). Temos a certeza que já perceberam o nosso interesse um pouco suspeito… é uma honra e uma satisfação ter a Susana João Carvalho como nossa colaboradora. Perdoem-nos estas linhas mais pessoais, mas compreenderão que tem de ser: Susana, um enorme abraço da equipa Mutante e continua a deliciar-nos com a tua escrita!
Voltando a uma colocação mais formal… A nomeação anual do candidato português ao Prémio Nobel na área da Literatura é feita pelo P.E.N. Clube Português, em escrutínio secreto, por votação de todos os seus sócios. O ano passado, os vencedores do Prémio P.E.N. Clube, nas diferentes categorias, foram Gastão Cruz, Golgona Anghel, Diogo Ramada Curto, Ana Luísa Amaral e Bruno Vieira Amaral. A data de entrega destes prémios “ainda está a ser estudada” – (informação cedida à Lusa por fonte do P.E.N. Clube).
A todos os vencedores os nossos Parabéns por trabalharem, tão bem, a língua portuguesa. •
+ P.E.N. Clube Português
©Fotografia: Isac Pinto
Partilhe com os seus amigos: