“Blocos de Desenhos ESBAP” / Armanda Passos

Na Galeria dos Leões, na Reitoria da Universidade do Porto, vai inaugurar uma exposição que vai querer visitar: “Armanda Passos – bloco de desenhos ESBAP”.

Armanda Passos, nascida no Peso da Régua, em 1944, licenciou-se em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto (ESBAP). Foi monitora de Gravura na ESBAP (1977-79) assistente de Ângelo de Sousa. Premiada pelo Ministério da Cultura em 1984. Participou em diversas exposições individuais e colectivas. Representou Portugal em bienais internacionais. Expõe desde 1976. Vive e trabalha no Porto. Um curriculum sólido e com cartas dadas.

“Armanda Passos – bloco de desenhos ESBAP” será a primeira exposição do Desenho de Armanda Passos. Uma estreia que está marcada para a Galeria dos Leões, espaço gerido pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), onde vai poder ver folhas dos blocos da AE ESBAP da antiga Escola Superior de Belas Artes do Porto, em molduras. “Os desenhos feitos nos intervalos de aulas, os puríssimos desenhos lineares dos anos 70, tornam-se progressivamente densos e complexos” escreve o arquiteto Álvaro Siza, afirmando ainda, “A obra de Armanda Passos reconhece-se de imediato”. São mais de 300 desenhos em livro, um terço deles pertença da colecção da FBAUP, para acompanhar a exposição. Desenhos representativos de uma época de produção da pintora, e também de um contexto de produção artística na cidade. Um conjunto de desenhos que é obrigatório conhecer.

Os desenhos apresentados, não são a lápis, carvão ou sanguínea. Armanda, como já não suportava as folhas brancas, riscou o silêncio a tinta-da-china, usou aparo. Resultando num traço duro e definido. Criados na década de 70, enquanto aluna da ESBAP e corridos a 90, como ritmo de respirar.” – Fabíola Valença, curadora da exposição. Exposição patente de 21 de novembro – inauguração agendada para as 17h00 –  a 30 de dezembro de 2015, na Galeria dos Leões (Reitoria da U.Porto, Praça Gomes Teixeira, 4099-002 Porto). A Galeria dos Leões está aberta de segunda a sábado, entre as 10h00 e as 18h00.

Com obras representadas em coleções como: Fundação Calouste Gulbenkian — Centro de Arte Moderna, Lisboa; Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Porto; Fundação Champalimaud, Lisboa; Fundação Museu do Oriente, Lisboa; Secretaria de Estado da Cultura; Museu Nacional de Arte Contemporânea — Museu do Chiado, Lisboa e Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, esta é uma exposição que convidamos a visitar, no Porto, sem falta.

A arte do traço, num bloco de desenhos da ESBAP. A colocar na agenda. •

+ Galeria dos Leões
+ FBAUP
© Imagem: pormenor do cartaz de divulgação.

Partilhe com os seus amigos: