Alim Qasimov e Fargana Qasimova, apresentam os célebres mughams do Azerbaijão na Temporada 15/16 da Gulbenkian Música. Prepare a agenda, vamos falar-vos deste concerto.
“Ser músico implica ter um fogo que queima dentro de nós (…)”, afirmou um dia Alim Qasimov. É com este mesmo fogo que o músico e a sua filha Fargana Qasimova têm encantado os quatro cantos do mundo com a sua interpretação muito peculiar dos mughams – um tipo de música popular do Azerbaijão que envolve poesia e música – transmitidos de geração em geração por tradição oral, com uma forte componente de improvisação.
Alim Qasimov e Fargana Qasimova são acompanhados em palco por um quarteto de músicos que, para além da sua formação musical, imergiram na tradição oral do Azerbaijão. “Quando encontro os músicos do meu ensemble, há uma atmosfera especial que se cria e que nos invade, que vai para além da nossa vontade. É daí que nasce a imprevisibilidade da nossa música. É um sentimento tão avassalador que nos leva à meditação.”
Alim Qasimov recebeu o Prémio Internacional de Música IMC – UNESCO que foi, em anos anteriores, concedido a músicos como Ravi Shankar, Nusrat Fateh Ali Khan, Yehudi Menuhin, e Benny Goodman. Apresentou-se em concertos por todo o mundo, tendo colaborado com artistas de todas as áreas, como Jeff Buckley, o Kronos Quartet, Yo-Yo Ma ou ainda o Silk Road Ensemble. O Alim Qasimov Ensemble colabora com a Aga Khan Music Initiative, um programa de educação e promoção da música na Ásia Central e do Sul, no Médio Oriente e no Norte de África. É, portanto, um projeto musical obrigatório, uma viagem até às sonoridades do Azerbeijão.
Em palco, no dia 17 de janeiro de 2016, pelas 19h00, vai encontrar em palco: Alim Qasimov (voz e daf); Fargana Qasimova (voz e daf); Rauf Islamov (kamancha); Zaki Valiyev (tar); Rafael Asgarov (balaban); Javidan Nabiyev (naghara).
A ir, na Gulbenkian em Lisboa. •
+ Alim Qasimov Ensemble
© Fotografia: Sebastian Schutyser – Aga Khan Music Initiative.
Partilhe com os amigos: