The Alvar Aalto Vase / 80th Anniversary

Alvar Aalto (1898-1976), um dos mestres da arquitetura moderna e design. Funcionalista, desenvolveu seu estilo único, combinando arquitetura racional com uma expressão sentidamente orgânica.

A sua obra é internacionalmente aclamada e marco indelével de muitas cidades finlandesas como o Sanatório para a tuberculose de Paimio ou o Campus da Universitário de Jyväskylä, passando pelo Centro Administrativo da cidade de Seinäjoki e pelo Finlandia Hall em Helsínquia, isto para mencionar apenas alguns. O mobiliário de Aalto para a Artek e Aalto e a coleção de vidro para Iittala são, ainda hoje, peças desejadas e amados por todos os seguidores do design de referência, em todo o mundo.

Como verdadeiro humanista, a abordagem de Aalto ao projeto incluiu sempre um aspecto profundamente prático: o projeto baseado nas necessidades humanas – “Form is a mystery that eludes definition but that gives people a sense of well-being“. Alvar Aalto atingiu algo especial quando criou a coleção jarras/vasos simples e livre para a competição Karhula-Iittala, em 1936. Os objetos foram não apenas revolucionário na forma, libertando o vidro da sua própria geometria própria, mas também deixou o cliente decidir para que função o objeto iria ser utilizado.

Beauty is the harmony of purpose and form.” Os vasos foram apresentados pela primeira vez na Feira Mundial de Paris, um ano depois, em 1937. A feira foi a entrada definitiva para Alvar Aalto no design industrial. Há várias interpretações sobre a ideia original de Aalto para esta forma livre; para muitos, as formas representam os milhares de lagos na Finlândia, com os seus perfis sinuosos.

Manufacturados, esta coleção de Aalto é, todos os dias, na finlandesa Iittala. São necessários sete artesãos, num total de 12 etapas de trabalho, com 1100 ° C e 10 horas para fazer um único vaso Aalto; isto é design de excelência ou cada peça tem o seu lado de exclusividade e de savoir-faire, das mãos de quem sabe. Cada habilidoso artesão da fábrica de vidro da Iittala dedica-se a manter viva a tradição; cada vaso Aalto é feito individualmente, à mão; não é demais reforçar este ponto.

O vaso Aalto nem sempre foi uma peça popular. Todavia, a sua popularidade sofreu uma reviravolta. A grande variedade de formas e cores providenciou, até cliente mais exigente, muitas opções e hoje, quando oferece um produto Aalto, pode ter certeza que quem o recebe dará o valor e sabe que está a receber uma peça única, de um arquiteto ímpar. Para marcar o 80.º aniversário da Coleção Aalto, Iittala lança novos produtos. Os tamanhos de referência desta coleção estarão disponíveis num verde esmeralda, bem nostálgico. A cor é uma clara chamada à esposa de Alvar Aalto, Aino Aalto, seu braço direito na vida e no trabalho, pois um tom muito semelhante estava presente na coleção original Aino Aalto de 1932. O tabuleiro/centro de mesa em madeira compensada Alvar Aalto, disponível em dois tamanhos, presta homenagem à ligação de Aalto às formas orgânicas, materiais e natureza, e é um objeto interior delicado, perfeito para ser utilizado como uma travessa de frutas, peça decorativa ou um tabuleiro de apoio.

Novos produtos irresistíveis para ter no seu espaço e juntar às peças Aalto que já tem. •

+ Iittala
+ Alvar Aalto

Partilhe com os amigos: