Ana Mestre – designer, investigadora e fundadora da CORQUE DESIGN – soma e segue, e é estrela na capital do desgin, em Milão.
Referência na concepção, design de produto e design sustentável com tecnologias e materiais em cortiça, o trabalho de Ana Mestre é um dos mais reconhecidos a nível internacional, reflectindo uma das mais originais, completas e alargadas contribuições na área. Essa contribuição, já reconhecida anteriormente com diversos prémios e representações, ganha agora forma com a exposição CORQUE#16 incluída na secção Call Over 35 da Triennalle do presente ano.

Quercus Suber
Respondendo ao desafio dos curadores, sob a égide do tema ”21st Century – Design after Design”, mas também num exercício de avaliação do passado criando pistas para o que será o futuro da marca CORQUE DESIGN, Ana Mestre apresenta em Milão, uma seleção cuidada de 10 peças na qual incluí – para além de peças já icónicas como são exemplos o “Puf-Fup” e a “Lagarta” – o lançamento oficial de dois novos projetos. “Cellula” (imagem em destaque) e “Quercus Suber” são as duas novas criações que sintetizam aspectos centrais do trabalho desenvolvido na última década, totalmente dedicado à inovação e design do produto em cortiça – material que cada vez mais assume protagonismo no universo dos criativos -, o mesmo que estabelece uma vincada ruptura, desafiando criativamente e conceptualmente os processos convencionais de um sector conservador.

Lagarta
O primeiro, é uma estrutura celular microscópica de cortiça traduzido num sistema modular funcional (estante). O segundo é composto de três mesas manufacturadas tirando o máximo partido da textura natural da árvore da cortiça. Centrando-se no cruzamento entre o sustentável, as tecnologias de fabrico avançadas (tais como CNC e produção digital) e as velhas técnicas dos mestre artesãos – visando potenciar a diferenciação, a qualidade e o valor acrescentado no design – Ana Mestre tem como premissa com a CORQUE#016 reflectir sobre a mudança e adaptação dos processos do “Século XXI” através de diversos meios de expressão visual e formas de produção.
Depois de ter lançado oficialmente a CORQUE DESIGN em Milão, em 2009, Ana Mestre regressa, assim, à cidade com a exposição CORQUE#16 que estará patente ao público até 12 de Setembro, no Base Milano, no epicentro do Tortona Design District – em destaque, claro. CORQUE#016 é uma exposição que não está incluída na representação oficial portuguesa no mesmo certame, apresentando-se com independência de curadorias intermédias condicionadas a objectivos e restrições dos patrocinadores institucionais. Todas as peças apresentadas são editadas, produzidas e comercializadas pela CORQUE DESIGN.

Cellula
Natural de Lisboa, Ana Mestre (1979), é Doutorada em Design pela Universidade de Delft, Holanda (2014); Mestre pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (2005) e licenciada em Design Industrial pelo IADE (2001). Iniciou o seu percurso profissional como investigadora de Ecodesign no INETI. Em 2004, foi convidada para regente e professora de Design para a Sustentabilidade no IADE, atividade que desenvolveu até 2011. Em 2005 fundou a SUSDESIGN, atelier de design e investigação no área do Design para a Sustentabilidade. De 2006 a 2009 foi a criadora e diretora do projeto “Design Cork for Future, Innovation and Sustainability”, a primeira iniciativa internacional de pesquisa aplicada ao design para a promoção e inovação do sector da cortiça. Este é também o tema que defendeu na sua dissertação de Doutoramento. Em 2009 criou a marca CORQUE DESIGN, com a qual tem participado em diversas iniciativas e exposições por todo o mundo (Lisboa, Londres, Berlin, Milão, Helsínquia, Nova Iorque, Los Angeles, Shangai, Liége e Tóquio), tendo o seu trabalho merecido destaque em alguns dos mais relevantes meios de comunicação internacionais.

Puf-Fup
Sempre a somar, em 2010, foi consultora na área da Sustentabilidade para a New York City. Em 2011-2012 e no âmbito do seu atelier SUSDESIGN desenvolveu a iniciativa internacional SUSVISION – Visões Lusófonas do Design para a Sustentabilidade, a partir de Lisboa para o mundo lusófono, uma iniciativa que pretendeu ligar os Países de Língua oficial Portuguesa em torno da temática do Design e Sustentabilidade. Entre 2012 e 2014, dirigiu a iniciativa da Comissão Europeia REGIO-CRAFTS – Regional Cooperation for Crafts Development, em parceria com seis Países Europeus. Atualmente e após a conclusão do Doutoramento sobre o tema da Inovação no sector da cortiça, desenvolve o projeto de internacionalização da CORQUE DESIGN (marca de eco-design de produto centrada na utilização inovadora dos materiais de cortiça), com o objectivo de transformar a marca, num novo projeto empresarial especializado, diferenciador e de cariz global.
Se passar por Milão, não deixe de visitar esta exposição com selo português. Se ainda não conhece este projeto… é hora de descobrir o design português que é referência cá e além fronteiras. Ana Mestre + CORQUE Design, dois nomes a reter. •
+ CORQUE DESIGN
Partilhe com os amigos:
No Comments