“Está na tua mão” é o mote do concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2016 que, em maio, entra em cena de norte a sul do país e ilhas, estando a final nacional agendada para outubro.
A técnica e a criatividade na cozinha estão à prova no Chefe Cozinheiro do Ano (CCA) 2016 sob a supervisão do júri presidido pelo português Nuno Mendes, chef do Chiltern FireHouse e proprietário da Taberna do Mercado, ambos em Londres, que conta com o apoio de Henrique Sá Pessoa (leia aqui a entrevista), chef do Alma (leia aqui o artigo sobre o Alma), em Lisboa, Orlando Esteves, Paulo Pinto, chef do Grande Real Villa Itália, em Cascais, Helmut Ziebell, Alexandre Silva, chef do Loco (leia aqui o artigo sobre o Loco), em Lisboa, Ricardo Costa, chef do The Yeatman (1 estrela Michelin), em Vila Nova de Gaia, João Rodrigues (leia aqui a entrevista), chef do Feitoria (1 estrela Michelin), do Altis Belém Hotel & Spa, em Lisboa, e Leonel Pereira (leia aqui a entrevista), chef do São Gabriel (1 estrela Michelin), em Almancil. A direção técnica está, por sua vez, nas mãos de António Bóia,chef do Rio’s, em Oeiras, capitão da equipa Olímpica Júnior de Culinária.
Para esta 27.ª edição do concurso estão apurados 18 concorrentes regionais – e dois suplentes – que terão de trabalhar as matérias-primas obrigatórias, as quais são o bacalhau salgado seco da Noruega, a vitela D.O.P portuguesa e o ananás dos Açores.
Mas vamos por partes, pois as etapas já preencheram a agenda de maio. Tome nota:
Regional norte
• 12 de maio / Escola de Hotelaria e Turismo Douro-Lamego
Regionalcentro
• 17 de maio ⁄ Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa;
Regional sul/ilhas
• 23 de maio /Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.
A etapa final do CCA 2016, organizado pelas Edições do Gosto e pela revista INTER, acontece ao vivo, em outubro e o prémio consiste num estágio no prestigiado El Celler de Can Roca, em Girona, na vizinha Espanha, considerado o melhor restaurante do mundo.
Relembramos que a edição de 2015 terminou com João Viegas (leia aqui a entrevista), do São Gabriel, em terras algarvias, a arrecadar o prémio de Chefe Cozinheiro do Ano.
Boa sorte! •
+ Chefe Cozinheiro do Ano
© Ilustração da autoria de Tâmara Alves
Partilhe com os amigos: