TIPSY, de Keiji Takeuchi

Há novo design no universo da cortiça pela mão da Corticeira Amorim e sua coleção MATERIA: TIPSY, de Keiji Takeuchi.

MATERIA é a coleção comissariada pela Experimentadesign e contempla 24 objetos, de 12 designers nacionais e internacionais. Hoje apresentamos uma peça, a TIPSY. Desenvolvido pelo designer japonês Keiji Takeuchi, o novo suporte para uma garrafa de vinho, junta-se ao SIX – um porta-garrafas desenvolvido por James Irvine apresentado em 2015 – e reforça a ligação da coleção com o mundo do vinho.

Com uma estética minimalista, limpa de qualquer informação desnecessária, TIPSY remete para um equilíbrio entre a arte e a funcionalidade, tirando partido das características da cortiça, em particular das suas propriedades táteis. Keiji Takeuchi, designer japonês, lidera o estúdio de Naoto Fukusawa em Itália, contextualiza o desenvolvimento deste objeto: “O conceito de TIPSY baseia-se na atmosfera típica de um jantar de amigos e no momento de abertura de uma garrafa de vinho. Senti que o mais relevante seria conceber uma peça que, simultaneamente, valorizasse a garrafa e fosse coerente com o mood destes encontros.

Sobre o material selecionado, o designer acrescenta: “Foi intuitivo, imediatamente percebi que TIPSY teria de ser concretizado em cortiça. Antes de mais, há uma longa relação entre a cortiça e o vinho, pelo que a associação se torna inevitável. No entanto, quando transportada para um objeto de design, a cortiça tem um calor natural e um apelo tátil singulares, características que me fascinaram logo na primeira vez em que me desloquei a Portugal para conhecer as florestas de sobro e este material.

TIPSY é o 24.º objeto a integrar a coleção MATERIA, lançada em 2011 no FuoriSalone em Milão, numa altura em que o papel e a relevância da cortiça enquanto material de eleição para o design de interiores estava ainda longe de ser verdadeiramente considerado, estamos nos dias de hoje no lugar merecido, de topo. Com o desenvolvimento deste suporte individual de garrafas, Keiji Takeuchi junta-se a um prestigiado grupo de designers que aceitaram o desafio da Corticeira Amorim para a coleção MATERIA, como os portugueses Daniel Caramelo, Fernando Brízio, Filipe Alarcão, Miguel Vieira Baptista, Marco Sousa Santos e Pedrita e os internacionais Big-Game, Inga Sempé, James Irvine, Nendo e Raw Edges.

Um pouco mais sobre Keiji Takeuchi. Nasceu em Fukuoka, no Japão, em 1977 e aos 15 anos mudou-se para a Nova Zelândia, onde passou a sua sua juventude. Em 1999, quando estudava numa escola de arte em Nova Zelândia, rumou a Paris com uma bolsa de estudo na ENSCI / Les Ateliers. Em 2003, regressou ao Japão e, desde 2005, tem sido um membro do gabinete do designer Naoto Fukasawa participando no projeto Naoto Fukasawa Design ltd, trabalhando com um dos designers mais influentes da atualidade. Em 2012, Takeuchi decidiu mudar-se para Milão e criar um escritório satélite para Naoto Fukasawa, nessa mesma cidade italiana.Em 2015, criou a KEIJI TAKEUCHI SRLS, a par com a execução dos projetos europeus e ocidentais para Naoto Fukasawa. Presentemente Takeuchi está a colaborar com várias marcas internacionais. Um nome a reter no panorama internacional do design.

TIPSY vai estar disponível para comercialização a partir do corrente mês em lojas de museus, de design de interiores e mobiliário… Vai resistir a ter esta peça em sua casa? Cremos que não. Design de excelência a ter. •

+ MATERIA 
Keiji Takeuchi

Partilhe com os amigos: