A italiana Alessi revelou, durante a Milan Design Week no passado mês de abril, um novo line-up cheio de estrelas para a sua coleção de relógios de parede. Eis os nomes por detrás dos traços: Abi Alice, Giulio Iacchetti, Daniel Libeskind, Studio Job e Mario Trimarchi.
A todos estes nomes do design contemporâneo e da arquitetura de vanguarda, a Alessi pediu que se debruçassem criativamente sobre o conceito de tempo. Conceito este que tem sido alvo das mais diversas interpretações quer no design contemporâneo quer arquitetura.
Daniel Libeskind, um dos arquitectos mais ativos e dinâmicos da contemporaneidade, vê o tempo como um labirinto vermelho que “can suddenly swerve to mark an unexpected event“. E por isso, o seu primeiro projeto para a Alessi vem com o nome “Time Maze” e, com as suas linhas interligadas, é composto por formas desconexas, quebradas e inquietantes que lembram distinto estilo arquitetónico de Libeskind.

© Daniel Libeskind
Também na sua primeira aventura para a Alessi, o Studio Job criou o relógio de mesa (e parede) “Comtoise”. A dupla flamenga queria dar uma perspetiva histórica para as coisas do tempo “with a clock inspired by the 17th century Comtoise pendulum clock“. Um relógio com q.b. de romantismo.

© Studio Job
O “Infinito Clock” chega pela mão da designer australiana Abi Alice e representa a passagem inexorável do tempo com curvas regulares e contínuas que geram movimento infinito. Abi Alice desenhou também “Dotty Clock” inspirado pelos métodos antigos de medir o tempo e nas formas geométricas dos objetos quotidianos: “Like many artists and designers, I have the desire to create aesthetically pleasing objects that go beyond the regular and the common”.

© Abi Alice
Giulio Iacchetti reescreveu a definição clássica de um relógio de parede usando os cantos dos quartos como novas localizações, bem originais. “Ora In” e “Ora Out” pode ser colocado no canto interno ou externo de um espaço para criar “a surprising formal solution for the clock, inventing the new category of ‘corner’ clocks“.

© Giulio Iacchetti
Por fim, Mario Trimarchi criou um novo elemento para o “La Stanza dello Scirocco”, uma coleção de objetos que reflete a atmosfera abstrata e imóvel de um lugar mágico: “the room where you take shelter from the sweltering heat in big old Sicilian country houses.”

© Mario Trimarchi
Muitos são os nomes que a Alessi tem desafiado, desde os anos 1980, a interpretar o tempo como: Achille Castiglioni, Michael Graves, Alessandro Mendini, Aldo Rossi, Philippe Starck e Irmãos Campana são alguns dos designers. Dando forma ao tempo através do poder comunicativo do design, num processo fascinante, para Alberto Alessi, Presidente da ALESSI SpA, que comenta: “The theme of clocks, when interpreted by some of the most talented individuals in the contemporary design scene, is consistent with the intrinsically decorative dimension of the world of ALESSI objects. This exploration will continue over the next few years.”
A si… cabe-lhe escolher qual o tempo que mais o prende e dar tempo ao seu espaço, com novas formas da Alessi. •
+ Alessi
© Imagem de destaque: “Infinito Clock”.
Partilhe com os amigos: