DePadova, uma história de sucesso…

A histórica marca de mobiliário Italiano De Padova juntou-se à prestigiada marca de cozinhas Boffi. As peças de mobiliário DePadova estão a partir de agora em todas as lojas de Cozinha e Banho Boffi, sob a direção artística do designer Piero Lissoni, um dos mais importantes designers da atualidade.

Piero Lissoni

A Depadova fez história com Fernando e Madalena DePadova quando em 1956, viajaram para os países da Escandinávia e deram a conhecer em Itália o design nórdico, nomeadamente nomes como Alvar Aalto, Arne Jacobsen, Hans J. Wegner entre outros.

Os países da Escandinávia, e a nova geração de arquitetos / empresários nascidos por volta de 1920, receberam uma formação profissional nas escolas de artes aplicadas e formaram os empresários industriais nas artes decorativas que tomaram a dianteira no design da segunda metade do século XX. Após a 2ª guerra Mundial, estes empresários abriram as suas empresas dedicadas à produção de objetos de design industrial e à produção em massa de objetos de uso diário, com as suas empresas especializadas nos setores do vidro, têxtil, porcelana, metais e mobiliário. Esta nova geração de empreendedores associou a estética aos objetos de utilização comum e de baixo custo. Criaram uma corrente de expressão estética baseada na igualdade, harmonia e equilíbrio, que serviu de inspiração à DePadova.

Fábrica ICF (international Furniture Company de Depadova)

Fernando e Madalena iniciaram a sua atividade a vender mobiliário nórdico numa loja localizada na Via Montenapoleone em Milão, uma das ruas mais luxuosas da cidade. Mas em 1957 surgiu uma nova oportunidade do outro lado do atlântico, desta vez nos Estados Unidos da América. Madalena e Fernando DePadova conheceram o famoso designer Charles Eames e decidiram comercializar em Itália as peças de design da Herman Miller. Por uma questão económica acordaram com a marca norte americana produzir as peças de mobiliário em Itália a partir da fábrica ICF (international Furniture Company de Depadova).

Showroom DePadova no Corso Venezia 14 em Milão

Após alguns anos de sucesso comercial e quando o design Italiano ainda era praticamente desconhecido, por volta de 1970, dá-se uma tragédia e Fernando DePadova morre precocemente pelo que Madalena fica com toda a responsabilidade da fábrica e da loja. No entanto, Madalena conhece o jovem designer Vico Magistretti que lhe propõe a edição das suas criações. A DePadova entra numa nova fase e passa a editar o design de Magistretti. Muda-se para um novo Showroom no Corso Venezia 14 em Milão e convida o designer Achille Castiglioni a realizar as montras e exposição da nova loja.

Vico Magistretti

Hoje em dia a DePadova é uma marca de referência em Itália e no Mundo. Dirigida por Luca DePadova edita algumas das peças mais famosas da história do design italiano. Designers como Patricia Urquiola, Monica Foster ou Patrick Norguet, o próprio Vico Magistretti e Achille Castiglioni estão entre alguns dos nomes mais representativos da DePadova.

Desenhos de estudo da cadeira Incisa de Vico Magistretti. A cadeira foi inspirada no selim de um cavalo.

Cadeira Incisa de Vico Magistretti (1992)

Desenhos de estudo da cadeira Silver de Vico Magistretti. O Best Seller da marca.

 

Cadeira Silver. Design de Vico Magistretti (1989)

Vidum, uma das peças mais emblemáticas criada por Achille Castiglioni (1987)

Chaise Long Louisiana. Design de Vico Magistretti (1993)

Cadeira Marocca, Design de Vico Magistretti (1987)

No início deste ano a DePadova entrou numa nova fase, mudou-se para uma nova morada, na via Santa Cecilia 7 Milão, uma rua transversal ao Corso Monforte. Um lugar para ser redescoberto, onde a arquitetura e o design se unem numa dimensão inovadora e que outrora foi um dos laboratórios mais importantes da marca de moda Armani.

Loja de Santa Cecilia 7, Milão

O novo showroom DePadova expressa toda a sua modernidade, mas sem esquecer o passado e a longa história, agora focada numa nova dinâmica que associa o melhor design Italiano ao mobiliário de banho e cozinha Boffi.

A nova loja projetada pelo diretor de arte das duas marcas, Piero Lissoni é um autêntico laboratório de ideias. O novo showroom não pode ser visto a partir da rua, mas descobre-se através de sinais discretos, ao fundo da estreita rua Santa Cecília. Através dos dois pisos, numa área 1100 metros quadrados, num ambiente exterior / interior, e depois de percorrer um caminho de acesso inovador, chega-se a um espaço que apresenta soluções reais da casa contemporânea – recorda a relação com a cidade e sua diligência.

O conceito da nova loja De Padova foi lançado em todo o mundo, reforçando o valor da marca. Em primeiro lugar através da rede existente de lojas próprias Boffi e, em seguida, através de lojas que irão replicar o estilo de Santa Cecília. Estão previstas importantes aberturas já para os próximos meses, como Londres, Nova Iorque, Los Angeles, Miami, Frankfurt, Zurique, Barcelona, Antuérpia, Paris, Montpellier, Cannes, Amesterdão, Roterdão e Shanghai.

+ DePadova

Artigo escrito por Nuno Ladeiro

© Fotografia de entrada: Madalena e Fernando DePadova