“Faces of the stars” por Terry O’Neill

No âmbito do projeto “A Arte Chegou ao Colombo” estão as estrelas do Cinema, da Música e da Moda pela lente de Terry O’Neill, pela primeira vez em Lisboa, numa exposição a não perder.

No âmbito das comemorações que assinalam o Ano do Cinema e Audiovisual Português, o Centro Colombo traz à Praça Central uma Exposição de Fotografias originais de Terry O’ Neill – fotógrafo britânico mundialmente conhecido, que registou os momentos espontâneos mais marcantes nunca antes captados da vida privada das grandes estrelas do Cinema, da Música e da Moda dos anos 1960/ 70 e da atualidade – marcando assim a 6.ª edição do projeto “A Arte Chegou ao Colombo”.


Audrey Hepburn

“Faces of the Stars” reúne, pela primeira vez em Lisboa, uma coleção de 50 fotografias que fazem parte da obra completa do fotógrafo que, desde o início dos anos 1960, tem dedicado sua carreira à arte do retrato, registando imagens íntimas e espontâneas de ícones lendários do século XX. As fotografias, feitas com uma câmara de 35 mm e fora do ambiente do estúdio de Terry O’Neill, revolucionaram os retratos formais da época, podem agora ser apreciadas, no Centro Colombo, numa mostra inédita da qual fazem parte nomes mundialmente conhecidos como os de David Bowie, Bruce Springsteen, Amy Winehouse, Al Pacino, Tina Turner, Frank Sinatra, Brigitte Bardot, Ava Gardner, Jane Fonda, Harrison Ford, Clint Eastwood e, ainda, dos Rolling Stones e dos Beatles, entre outros.


Tina Turner

Terry O’Neill é um dos documentadores mais famosos dos anos 1960 que forneceu as componentes cruciais de imagem que retratam os Swinging Sixties, em Londres. Sonhava ser baterista de Jazz, mas descobriu desde muito cedo que a Fotografia era a sua grande paixão. Foi o primeiro fotógrafo a captar imagens de bandas de música pop, como se uma revolução cultural se tratasse. Desde as primeiras fotografias dos Beatles e dos Rolling Stones, quando ainda eram desconhecidos em 1963, até às grandes lendas do Cinema de Hollywood dos anos 1970 e 80, passando pelos maiores cantores de ópera, pela família real britânica e por líderes mundiais como Nelson Mandela e Winston Churchill, Terry O’Neill reúne no seu espólio de registos fotográficos momentos únicos e intimistas que retratam a vida de grandes estrelas mundiais. É, indubitavelmente, um nome lapidar da história da fotografia, um nome que a todos deve soar familiar.


David Bowie with Liz Taylor

A Exposição Terry O’Neill – “Faces of the Stars”, cuja curadoria internacional é da responsabilidade de Cristina Carrillo de Albornoz Fisac, irá prestar, durante a sua permanência no Centro Colombo, uma homenagem especial ao cantor David Bowie que começou a ser fotografado por Terry O’Neill em 1973, captando todos os momentos de transição mais significativos do cantor, de ídolo de música pop para artista performativo, até aos anos 90. A capa do conhecido álbum “Diamond Dogs” é um dos exemplos icónicos registados pelo fotógrafo que faz parte da Exposição que estará patente ao público, no Centro Colombo.


Al Pacino

Filomena Serras Pereira, Embaixadora da Exposição, refere a propósito da Exposição que “Terry O’Neill soube, como ninguém, captar o olhar mais íntimo de cada estrela ao mesmo tempo rodeando-a do lado misterioso e idílico que todos os grandes atores têm para o público em geral”, acrescentando ainda que “a presente exposição, ao tornar acessível a obra de Terry O’Neill a um público mais vasto do que é habitual, constitui, de forma indelével, um marco demonstrativo de que a cultura é de todos e para todos, contribuindo, igualmente, para a projeção da 7.ªArte”.

A Exposição Terry O’Neill – “Faces of the Stars” pode ser visitada até ao dia 28 de setembro, na Praça Central do Centro Colombo, todos os dias, das 10H00 às 24H00. A entrada é gratuita. Passe pelo Colombo que visite “Faces of the Stars”. Fotografia de excelência. •

+ Colombo
© Fotografia em destaque: Mick Jagger.

Partilhe com os amigos: