William Shakespeare subirá ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB) com “Rei Lear”, num espectáculo que resulta de uma co-produção entre a Ensemble – Sociedade de Actores, o Teatro Municipal de Bragança e o Teatro Nacional de S. João.
O apresenta na Sala Principal do TMJB apresenta no próximo dia 24 de setembro, pelas 21h00, “Rei Lear”, de William Shakespeare. A encenação é do muito premiado Rogério de Carvalho e conta com Jorge Pinto no papel de Rei Lear. Depois do grande êxito alcançado no Porto, no Teatro Nacional de S. João, aquando da estreia a 30 de junho, com uma série de 14 sessões e cerca de 3500 espectadores, “Rei Lear” ruma agora a Almada, para uma sessão única.
Esta é uma das mais marcantes e pungentes obras da dramaturgia mundial, foi levada à cena pela primeira vez em 1605, uma peça sobre a desintegração de um mundo em que a cegueira é visão e a loucura é sabedoria. Quatrocentos anos depois, os mesmos temas ocupam hoje, de forma cada vez mais pertinente, as nossas preocupações e reflexões.
Rogério de Carvalho colabora com a CTA (Companhia de Teatro de Almada), desde 1986, quando encenou “Menina Júlia”. Tem encenado nos principais teatros portugueses. Várias das suas criações foram premiadas pela crítica. Divide o seu trabalho por vários continentes. Ajudou na formação de várias companhias de teatro. Foi o grande homenageado do Festival de Almada em 2015. O seu último trabalho para a CTA foi o clássico português de Almeida Garrett, “Frei Luis de Sousa”, em abril deste ano. Encena agora pela primeira vez uma peça de Shakespeare.
A tomar nota. A ir, ao teatro. •
+ TMJB
Partilhe com os amigos: