a Jigsaw + Tom Brosseau / Sons do Bussaco

Na Mata do Bussaco os sons vão continuar a sentir-se mesmo depois da estação quente e em pleno outono adentro. No alinhamento, dois concertos: a Jigsaw e Tom Brosseau.

A Fundação Mata do Buçaco apresenta no Convento de Santa Cruz, na Mata Nacional do Buçaco (Luso, Mealhada), mais dois concertos inseridos no ciclo “Sons do Bussaco – Ciclo de Concertos de Músicas do Mundo”, dos quais a Mutante é Media Partner, a convite da organização. Tudo começa com gentes que temos como “da casa”, a 01 de outubro, com os conimbricences a Jigsaw, a que se seguem as sonoridades norte-americanas de Tom Brosseau, a 19 de novembro.

Quem visita o Bussaco e a sua mata não pode deixar de admirar o antigo Convento de Santa Cruz. Fundado em 1628, o Convento dos Carmelitas Descalços é um edifício em perfeita comunhão com a natureza, onde se evidencia a simplicidade do espaço. Ao entrar na igreja aguarda-o um conjunto de obras de arte sacra que valem pela sua singularidade, pela sua história. É todo um mundo que, se nunca visitou, esta é uma oportunidade de ver ao som de boa música; se já conhece é olhar com novos cenários sonoros. Cenário perfeito para levar estes dois concertos a acontecer e retirar os músicos de palcos mais tradicionais.

Da cá, a Jigsaw levarão o seu último álbum que continua na estrada “No True Magic” e, com toda a certeza, pitadas de magias mais antigas de álbuns como “Drunken Sailors and Happy Pirates”. Todavia… mais pormenores vos revelaremos sobre este concerto, adiante, mais em cima do acontecimento para vos avivar memória, recordar agenda e não vos deixar faltar.

Do outro lado do Atlântico regressa a Portugal a doce timidez poética de Tom Brosseau que, com um novo álbum na bagagem – “North Dakota Impressions” (do qual não podemos deixar, desde já, de chamar atenção para a capa com fotografia de “lente nacional”, da autoria de Ana Cláudia Silva) – traz um alinhamento que promete fazer-nos viajar com música à flor da pele, pelas suas estórias e imagens que cria com acordes e palavras. Se ainda não teve oportunidade de ver e ouvir Brosseau em concerto, este será um momento obrigatório pelas sonoridades, pela simpatia e pelo espaço que dará à música de Brosseau toda uma nova envolvente inesperada. Tal como para os a Jigsaw, mais detalhes revelaremos adiante. Queremos a vossa memória sempre fresca, sem falhas!

Enquanto não vos damos mais notas ou acordes, ficam as datas e horas para anotar:
01/10, 21h30 – a Jigsaw.
19/11, 21h30 – Tom Brosseau.

Para o primeiro concerto os bilhetes já podem ser adquiridos por aqui . A não perder estes dois concertos num espaço cénico a (re)descobrir! •

+ a Jigsaw
+ Tom Brosseau
Fundação Mata do Bussaco
Convento de Santa Cruz
© Fotografia (pormenor): Tom Brosseau por Carey Braswell.

Partilhe com os amigos: