Maria Gadú / CCVF

Esta semana o Centro Cultural Vila Flor (CCVF) acolhe um concerto da tour europeia de Maria Gadú que vai a Guimarães – em data única no nosso país – apresentar o seu último trabalho, “Guelã”.

Ao terceiro álbum editado, Maria Gadú pode orgulhar-se de ter deixado o plano das promessas e ser hoje um nome forte no plano dos talentos firmados da música brasileira. “Guelã”, apresentado com grande sucesso no Brasil, ruma finalmente a Guimarães e promete fazer render a plateia. Na bagagem, este seu último disco, que se revelou um êxito retumbante no Brasil, e onde Maria Gadú “amadurece e surge com uma nova sonoridade: letras cuidadas, melodias ricas de imaginação e canções que vão perdurar nos nossos ouvidos por muito tempo. Apesar do tom solitário, estas canções revelam que artisticamente Maria Gadú abriu as suas asas. Afinal de contas, Guelã significa Gaivota“.

O disco foi produzido pela própria Maria Gadú e, além da voz, a artista ainda assume a guitarra e o violão. “Guelã” é o álbum “que melhor transparece a identidade da cantora, que teve ao seu cuidado cada detalhe“. “É um disco feito a pouquíssimas mãos. Trabalhei meticulosamente em cima dele, dentro de casa, com preciosismo e cuidado. Não é um apanhado de canções, todas elas têm a ver entre si. Nos meus outros lançamentos, desde 2009, trabalhei com pessoas muito boas, mas desta vez senti a necessidade de me desafiar e ver quem eu era. Foi muito legal e diferente. Nesse momento, eu sou exatamente o que está ali no disco”, revela a artista.

Sonoridades inovadoras, sustentadas por um álbum muito coeso e estruturado – desde as suas sensíveis músicas até ao belíssimo projeto gráfico. A cantora explica que este álbum nasceu das influências e experiências vividas ao longo dos últimos quatros anos e que culminaram neste projeto: “É um disco diferente dos outros. Muita coisa aconteceu nesse meio tempo: viajei, fiz música lá fora e tive a oportunidade de conhecer outros artistas, de outras nacionalidades”, explica.

O álbum, lançado em maio de 2015, foi indicado para o Grammy Latino na categoria “melhor álbum de Música Popular Brasileira”. Em junho desse ano, a artista iniciou uma ronda de concertos pelo Brasil para apresentar o seu “Guelã” e a digressão revelou-se um enorme sucesso, que rendeu imediatamente o público e a crítica. Durante o mês de outubro, Maria Gadú irá percorrer algumas das principais capitais da Europa. Entre esses destinos está incluída a cidade de Guimarães, nesta sexta-feira dia 21 de outubro, pelas 22h00, a única data agendada em Portugal para esta tour Antevê-se um concerto intenso e mágico, com canções novas e canções de sempre.

A tomar nota. A ir. •

+ CCVF
© Fotografia: Maria Gadú por Gabriel Wickbold.

Partilhe com os amigos: