Monobloc – A Chair for the World / Vitra Design Museum

Sabe qual é a peça de mobiliário mais utilizada no mundo? Sim… essa mesma: a cadeira de plástico branca. É ela o exemplo de excelência máximo de um produto de consumo conseguido e de sucesso. A cadeira Monobloc pode ser encontrada em qualquer canto onde seja necessário um sentar acessível no custo como em jardins, cafés, restaurantes…

A exposição “Monobloc – Uma cadeira para o mundo”, é o relato da história deste mundo com o pequeno objeto do dia-a-dia. Com base em 20 objetos, a exposição examina a história e as conotações culturais de uma cadeira que colocou a sua marca no mundo. “Monobloc” é a terceira exposição temporária no Schaudepot, construído em 2016 e desenhado pelos arquitectos Herzog & de Meuron.


© Sammlung von Panton Chairs, Vitra Schaudepot Florian Boehm, 2016

A ideia da cadeira Monobloc parte de uma visão antiga, compartilhada por muitos designers, a de fazer uma cadeira a partir de um único pedaço de material. As experiências com esta ideia datam dos anos 1920 – as primeiras tentativas envolviam pressionar chapa metálica ou dobrar madeira laminada. A partir da década de 1950, com os plásticos e novas tecnologia tornou-se possível fabricar cadeiras moldando ou pressionando o material na forma desejada, com um único passo de produção. Monobloc é consequência deste método de produção simples. Os primeiros modelos produzidos em série incluem a cadeira Panton (1958-68) – concebida pelo designer dinamarquês Verner Panton, a cadeira Bofinger (1964-68) – pelo arquitecto alemão Helmut Bätzner e a cadeira Selene (1961-68) – uma criação do designer italiano Vico Magistretti.


© Vico Magistretti, Selene 1961-68

Em 1972, o engenheiro francês Henry Massonnet teve estes primeiro modelos como ponto de partida para o design da sua Fauteuil 300, considerada o arquétipo da cadeira de plástico barata. Ao melhorar a eficiência do processo de fabricação, Massonnet conseguiu reduzir a duração de todo o ciclo de produção para menos de dois minutos. A partir da década de 1980, cada vez mais empresas introduziram modelos semelhantes no mercado. O sucesso estava à vista.


© Henry Massonnet, Fauteuil 300, 1972, por Jårgen Hans

À medida que se espalhou por todo o mundo, a cadeira Monobloc passou a representar a ambivalência da sociedade de consumo de hoje. A cadeira de plástico é o epítome de uma acessível – e, assim, democrática – peça de mobiliário. Ao mesmo tempo, não atende aos critérios de sustentabilidade e exemplifica o consumo de massa global de produtos uniformes. Muitos designers contemporâneos criaram novas interpretações de Monobloc que abordam essas questões. Destaca-se a Café Chair (2006) – de Fernando e Humberto Campana, Respect Cheap Furniture (2009) – de Martí Guixé, e Monothrone (2017) – de Martino Gamper, criada especialmente para esta exposição.


© Martí Guixé, Respect Cheap Furniture, 2009, por Jårgen Hans

Esta exposição é complementada por extensas informações de fundo e imagens de Monobloc em muitos contextos diferentes – de “garden parties” para zonas de crise política. A mostra é uma viagem ao universo do desenvolvimento técnico de Monobloc, em suas conotações culturais específicas. A mesma cadeira que é associada com mercadoria de massa descartável em alguns países, é considerada um objeto valioso em outros – e arranjado em vez de deitado fora. A cadeira de plástico representa uma abordagem pluralista para projectar a história além do cânone clássico. Precisamente devido à sua natureza multifacetada, a cadeira de plástico simboliza a complexidade da cultura material no mundo contemporâneo.


© Monoblocs por Jårgen Lindemann

Patente de 17 de março a 18 de junho de 2017, em Vitra Schaudepot na Charles-Eames-Straße 2 79576 Weil am Rhein, esta é uma exposição obrigatória no mundo do design, num edifício pensado por mestres maiores da arquitetura de hoje.

Que tal aproveitar as férias da Páscoa para esta viagem na história de um mundo de cadeiras que se tornou o nosso dia-a-dia? Objectos de design que se tornaram ícones de um tempo. •

Vitra Design Museum
© Fotografia de destaque: Tina Roeder “White Billion Chairs”, por Christoph Sagel.

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