A Orquestra Filarmonia das Beiras com Gisela João, a Orquestra de Jazz de Matosinhos com Manuela Azevedo, a Companhia Nacional de Bailado (e o alinhamento não termina por aqui) assinalam os 35 anos de existência do Festival “Música em Leiria”.
Imagine um mês com vários concertos , espetáculos de dança e de rua. É o que vai acontecer na região de Leiria com música clássica, contemporânea, fado e jazz para apreciar em várias zonas do Centro do país.
A 35.ª edição do Festival “Música em Leiria” apresenta em estreia, um concerto inédito com a Orquestra Filarmonia das Beiras e a fadista Gisela João. Marcado para dia 02 de junho – dia do arranque do festival -, pelas 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva (Leiria), o concerto será dirigido pelo maestro António Vassalo Lourenço.
A Orquestra Filarmonia das Beiras vai assim acompanhar Gisela João, num programa onde pela primeira vez serão apresentados temas do novo álbum “Nua” com uma formação orquestral. Considerada por muitos como uma das vozes mais arrebatadoras do fado, Gisela João apresenta aqui, em estreia absoluta, músicas do seu segundo disco com arranjos para orquestra. Neste concerto a fadista homenageia algumas das suas grandes referências musicais, como Amália Rodrigues, dando também voz às palavras de alguns poetas da atualidade. Um concerto que se espera surpreendente.
A 08 de junho sobem ao palco do Teatro José Lúcio da Silva, a Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) com Manuela Azevedo. Sob a direção de Pedro Guedes. A OJM tem desenvolvido nos últimos anos uma série de projetos com vozes oriundas dos mais variados universos musicais, desde o jazz (Dee Dee Bridgewater ou /e Maria João) à música brasileira (Maria Rita) e à world music (Mayra Andrade), criando arranjos originais para repertórios nunca ouvidos em versão Big Band. Neste concerto conta com uma das cantoras mais destacadas da música pop portuguesa da atualidade, Manuela Azevedo, conhecida especialmente pela sua carreira como vocalista dos Clã. O repertório reúne escolhas da cantora, que percorrem alguns dos caminhos do cancioneiro norte-americano, Francês, da música popular do Brasil e até dos próprios Clã.
O festival “Música em Leiria”, encerra com um espetáculo de dança pela Companhia Nacional de Bailado (CNB), no Teatro José Lúcio da Silva, às 18h00 no dia 02 de julho. Trata-se de um espetáculo comemorativo do 40.º aniversário da CNB que será acompanhada por Maria João e João Farinha. Em palco vão estar diversas performances: Treze gestos de um corpo / Será que é uma estrela? / Herman Schmerman / Minus 16.
Organizado pelo Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL|CA), o Festival “Música em Leiria” (com direção artística de António Vassalo Lourenço) decorre entre 02 de junho e 02 de julho, nas cidades de Leiria, Batalha, Marinha Grande, e das vilas de Figueiró dos Vinhos, Pedrogão Grande e Castanheira de Pêra. Em maio divulgaremos o restante programa, para actualizar a sua agenda. •