“Bichos” de Torga invadem Aldeias do Xisto

A edição deste ano do “Elementos à Solta – Art Meets Nature” das Aldeias do Xisto tem como tema de inspiração o delicioso livro “Bichos”, de Miguel Torga. Serão 14 artistas convidados num ambiente artístico único, onde não faltarão workshops, cinema, instalações, concertos, palestras, mergulhos na natureza e até petiscos do chefe. O concerto que abre a temporada 2017 do “XJazz- Encontros de Jazz das Aldeias do Xisto” acontecerá aqui.

Tendo como tema de inspiração o livro “Bichos”, de Miguel Torga, a Aldeia do Xisto da Cerdeira recebe entre 01 e 04 de junho, a 12.ª edição do “Elementos à Solta – Art Meets Nature”: “O livro serve como fonte de inspiração falando de nós, das nossas histórias e do nosso mundo. É arca de Noé, é diversidade e singularidade, é beleza e sobrevivência. Falaremos de seres vivos e de estar vivo.” Neste encontro contar-se-á com vários artistas para residir, expor, trabalhar, conversar, petiscar e conviver num cenário natural deslumbrante. “O ‘Elementos à Solta’ desenrola-se num ambiente intimista, proporcionando um espaço de diálogo entre artistas e visitantes, de experimentação nas várias oficinas, de contemplação e inspiração para todos!

O concerto de lançamento da edição 2017 do XJazz – Encontros de Jazz das Aldeias do Xisto, acontecerá também na Cerdeira, na sexta-feira, dia 02 de junho, pelas 22h00: Mû Mbana é um cantautor e intérprete de cordas várias, trazendo tons e aromas de África germinados pelo mundo. Durante todo o dia de sábado, 03 de junho, em vários pontos da aldeia, vai ser possível participar em workshops com os artistas que fazem parte da “Cerdeira School of Arts and Crafts” e do “Craft Council das Aldeias do Xisto”. Com este grupo de artistas de saberes e experiencias diversas será possível experimentar e aprender: olaria, cerâmica, têxteis, desenho e escultura. Por um dia poderá sentir-se como um artista, na Cerdeira.

O “Elementos à Solta – Art meets Nature” é um dos “eventos que melhor evidencia o carácter experimentador da abordagem das Aldeias do Xisto ao território, encarando-o como um laboratório vivo e criando as condições para acolher artistas e conhecimento“. Os 14 artistas convidados que aceitaram o desafio de trabalhar sobre o tema dos “Bichos” são: Alberto Azevedo (cerâmica), Ana Rita Albuquerque (têxtil), António Fernandes (escultura em madeira), Carlos Lima (cerâmica), Cristina Vilarinho (pintura em cerâmica), Helena Zália (ilustração), Kerstin Thomas (escultura em madeira), Luís Antero (escultura de sons), Paula Violante (cerâmica), Renato Costa e Silva (cerâmica), Ricardo Casimiro (cerâmica), Sérgio Eliseu (arte virtual), Vânia Kosta (têxtil), Xana Monteiro (cerâmica). E para terminar, o programa para melhor organizar a sua agenda:

02/06
19h30 – Jantar da Aldeia (inscrições até 30/05).
21h00 – “Morgado” – Leitura encenada do conto de Miguel Torga, pelo Grupo de Teatro “Barraca Preta”.
22h00 – “Mû Mbana” – Cantautor e intérprete de cordas várias. Tons e aromas de África germinados pelo mundo. Concerto de abertura do XJazz – Encontros de Jazz das Aldeias do Xisto.

03/’6
10h00 às 18h30 – Dia Summerschool Cerdeira Village – Workshops de experimentação e demonstrações (participação mediante inscrição prévia)
17h00 – “A história do pássaro e do peixe” – Teatro de sombras, pela Activar/Lousã.
20h30 – “Desalinhados” – Espetáculo único em Portugal, um projeto surpreendente que junta dez ceramistas, um músico e uma tonelada de barro numa performance fantástica.
21h30 – “A Presença, serena e terna” é um concerto de piano e voz, concebido por Hélder Bruno, que assina todas as composições. No piano Hélder Bruno, acompanhado pela soprano Carla Bernardino.

04/06
07h00 às 11h00 – Workshop de Fotografia de Vida Selvagem, uma caminhada com António Castelo (20€/Pessoa. Inscrição prévia até 1 de junho para: elementosasolta@gmail.com).
11h00 às 13h00 – Workshop de experimentação de roda de oleiro, com os “Desalinhados”. Conversas com as artistas em residência: Julia Kukkonen (Finlândia) e Shelby Prindaville (EUA).
12h00 – Concerto “Xistro Sonoro” – projeto do coletor e escultor de sons Luís Antero, que tem por base algumas das paisagens e marcos sonoros das 27 Aldeias do Xisto, recolhidas nos terrenos 2009 e 2016.

01 a 04 de junho – Exposição coletiva “Bichos” – 14 contos | 14 artistas.

Artes, experimentação e aprendizagem, de 01 a 04 de junho, num cenário perfeito a não perder. Alinha? •

Aldeias do Xisto
Fotografia: DR.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.