An Eames Celebration / Vitra Design Museum

Charles e Ray Eames, “An Eames Celebration”. Exposição obrigatória no Vitra Design Museum. Bastava isto nesta nota. Todavia, vamos perder-nos um pouco em inevitáveis palavras sobre este casal maior do mundo do design.

Charles e Ray estão entre os designers mais importantes do século XX. Com móveis, filmes, livros, exposições e instalações, influenciaram e influenciam gerações de designers e continuam, indubitavelmente, a moldar a nossa cultura diária. Nenhum outro nome, no design, representa tão claramente a perfeição técnica e uma estética sem tempo, e nenhum está mais intimamente associado à exuberante nova cultura na costa oeste americana durante a era pós-guerra, na qual Charles e Ray desempenharam um papel de destaque. De 30 de setembro de 2017 a 25 de fevereiro de 2018, o Vitra Design Museum apresentará “An Eames Celebration” – quatro exposições paralelas que oferecem uma visão sem precedentes do trabalho criado pelo icónico casal.


© An Eames Celebration. Ray Eames with an early prototype of The The Toy in the patio of the Eames House, 1950. 2017 Eames Office

O ponto central desta série de exposições no Campus Vitra é a grande retrospectiva “Charles & Ray Eames. The Power of Design“, que estará patente no edifício principal do Vitra Design Museum. Na Fire Station, será exibida uma seleção da obra cinematográfica do casal Eames com mais de 100 filmes sob o título “Ideas and Information. The Eames Films“. Na Vitra Design Museum Gallery, a exposição “Play Parade. An Eames Exhibition for Kids“convida os visitantes a descobrir e experimentar muitos dos brinquedos criados pela equipa Charles & Ray. Finalmente, a Vitra Schaudepot apresenta a exposição “Kazam! The Furniture Experiments of Charles & Ray Eames“. Tudo a tempo para as comemorações do 110.º aniversário de Charles Eames, a propriedade tridimensional do Escritório Eames será, igualmente, introduzida nesta comemoração para que se sinta o seu alcance global. Esses objetos, do escritório, são propriedade do Vitra Design Museum desde 1988 e incluem o inventário completo dos protótipos Eames e modelos experimentais.

A exposição no edifício principal do Vitra Design Museum oferece uma visão abrangente da obra completa e da vida a dois desta equipa de marido e mulher. Apresentando uma grande variedade de obras originais – incluindo filmes, fotografias, móveis, desenhos, esculturas, pinturas, têxteis, elementos de design gráfico, modelos e adereços – esta retrospectiva ilustra a sinergia ímpar e inigualável entre as personalidades de Charles e Ray Eames, que formaram a base de uma vida inteira de trabalho, pelo que era indiscutivelmente a dupla de design mais bem sucedida da história.


© An Eames Celebration. Still of Glimpses of the U.S.A, Moscow, 1959. Eames Office

A primeira secção da exposição documenta os inícios da colaboração entre Charles e Ray Eames. Nos estudos e no trabalho, a passagem de Charles Eames pela arquitectura dava-lhe habilidades técnicas excepcionais, enquanto Ray Eames née Kaiser desenvolvera uma sensibilidade infalível no universo cor, da composição e da forma durante seus estudos em pintura. Cruzaram-se pela primeira vez em 1940 na Academia de Arte de Cranbrook em Michigan, casaram-se um ano depois e abriram o Eames Office no 901 Washington Boulevard – Venice – Califórnia, em 1947. Nesta morada, que permaneceu em activa até 1988, Charles & Ray junto com os seus colaboradores desenvolveram e produziram centenas de trabalhos encomendados, bem como seus próprios projetos, muitas vezes experimentais – desde os primeiros produtos criados para o exército americano até filmes, exposições e interiores. Movendo-se sem esforço entre disciplinas, Charles e Ray Eames trabalharam em conjunto com figuras de referência no seu tempo, como Saul Steinberg, Alexander Girard, Billy Wilder, George Nelson, Richard Buckminster Fuller, Eero Saarinen e Isamu Noguchi.


© An Eames Celebration. Charles und Ray Eames. Toy Masks prototypes, 1950. 2017 Eames Office

Charles e Ray Eames ganharam uma reconhecimento internacional com seus projetos de móveis, exibidos na segunda secção da exposição. Inicialmente o contraplacado foi o material eleito, explorando os limites de sua capacidade de ser moldado em formas complexas. No final da década de 1940, começaram a experimentar um material cada vez mais popular, o plástico, criando as lendárias cadeiras de fibra de vidro que logo se tornaram um acessório comum em muitas casas e espaços públicos. Ao longo dos anos seguintes, peças que agora são consideradas como marcos do design de mobiliário do século XX foram produzidas, como por exemplo: Eames Lounge Chair, Aluminium Group e a série Wire Chairs. A dupla Eames prestou sempre uma atenção meticulosa a cada detalhe nos seus projetos desde o início até ao fim, do processo de desenvolvimento – que foi seguido numa estreita colaboração com a empresa Herman Miller e muitas vezes abrangeu um período de vários anos – para o design de fotos publicitárias, materiais impressos e showrooms.

Uma outra secção da exposição é dedicada aos interiores e edifícios desta dupla. O casal era fascinado pela Folk Art, que colecionavam avidamente nas suas viagens e aplicaram em vários interiores, juntamente com seus próprios projetos, compondo cenários intrincados. Um excelente exemplo é a casa de Charles e Ray Eames, construída em 1949 como parte do Case Study House Program, que visava demonstrar formas inovadoras de construção e vida. Na Casa Eames, Charles e Ray orquestaram a mistura do trabalho e da vida privada: foi aqui que fotografaram seus próprios projetos, filmaram filmes e receberam convidados – dando origem a uma aura mítica que logo se associou ao trabalho de Charles & Ray. Criaram também casas para John Entenza, editor da revista Arts & Architecture e iniciador do Case Study Houses Program, para Max de Pree e para o cineasta Billy Wilder.


© An Eames Celebration. Charles Eames in the plywood Lounge and Ottoman, 1956. Eames Office

Os mais reconhecidos móveis e edifícios projetados por Charles & Ray Eames foram criados num período relativamente curto, de cerca de 15 anos. A partir do final da década de 1950, a sua atenção mudou cada vez mais para exposições, filmes e instalações multi-média, garantindo-lhes um lugar como pioneiros da era da informação. Outra seção da exposição é dedicada a essas obras. A dupla Eames criou vários dos primeiros programas multi-média que combinam vídeo e áudio, como “Glimpses of the USA”, um filme projetado simultaneamente em sete telas grandes na American National Exhibition de 1959 em Moscovo ou a apresentação de slides em 22 telas “Think”, que foi apresentado no IBM Pavilion projetado por Charles & Ray em colaboração com Eero Saarinen para a Feira Mundial de 1964, em Nova York. Em 1971, conceberam e projetaram “A Computer Perspective”, uma exposição sobre a história do computador que antecipava os efeitos revolucionários da era digital.

Esta retrospectiva do mundo Eames abrange mais de 500 objetos e exposições, incluindo esculturas de contraplacado raras criadas por Ray Eames, modelos da Eames House e do IBM Pavilion, uma reprodução da instalação de salas criada pela dupla para “An Exhibition For Modern Living”, e instalações de multi-média como” Glimpses of the USA” ou “GEM”.  Numa suma, as três exposições que acompanham a grande retrospectiva Charles & Ray Eames. The Power of Design” (30.09.2017 – 25.02.2018, no edifício principal Vitra Design Museum):


© An Eames Celebration. Eames House exterior. Eames Office

Ideas and Information. The Eames Films / Fire Station, 30.09.2017 – 25.02.2018
A exposição na Fire Station de Zaha Hadid apresenta uma extensa seleção de filmes de Charles & Ray Eames, incluindo obras dos arquivos da Biblioteca do Congresso Americano que serão exibidos pela primeira vez. Além das instalações multi-média e exposições sobre tecnologia e ciências naturais, esta dupla criou mais de 100 curtas, cuja produção foi um importante foco de atividade para o Escritório Eames a partir da década de 1960. Inicialmente usando o filme como meio de comunicar seus trabalhos e conceitos de projeto, logo o descobriram como uma plataforma ideal para disseminar o conhecimento no design, arte, ciência e tecnologia. Os filmes permitiram que transmitissem relacionamentos complexos de uma forma divertida e precisa, algo que atraiu um público amplo. Com esta exposição, a obra cinematográfica de Charles & Ray é reconhecida pela primeira vez como parte fundamental do seu trabalho geral. Charles e Ray Eames como pioneiros das tecnologias média inovadoras e novas formas de transmissão do conhecimento.

Play Parade. An Eames Exhibition for Kids / Vitra Design Museum Gallery, 09.09.2017 – 11.02.2018
Take your pleasure seriously!” Este lema de Charles Eames é o ponto de partida para a exposição “Play Parade” onde se apresentam brinquedos, curtas-metragens e objetos da coleção de brinquedos de Charles e Ray Eames numa instalação espacial cheia de formas e cores. Os objetos originais encontram-se protegidos em vitrines, mas todos os tipos de réplicas e reedições são acessíveis para os visitantes brincarem e explorarem. Tais objetos incluem “The Toy”, um conjunto de construção composto por cavilhas de madeira e painéis coloridos, máscaras de animais, a famosa “House of Cards” e filmes que mostram uma coreografia de inúmeras telas de fiação ou um feliz desfile de bonecos e veículos de brinquedo. A exposição demonstra o quão sério Charles & Ray Eames consideravam o seu trabalho e experiências com brinquedos, e como o jogo pode ser uma importante fonte de criatividade.


© An Eames Celebration. Eames Office staff. Eames Office

Kazam! The Furniture Experiments of Charles & Ray Eames / Vitra Schaudepot, 30.09.2017 – 25.02.2018
Como foi, na verdade, criado o design de mobiliário de Charles e Ray Eames? A exposição no Schaudepot responde esta questão apresentando modelos de estudo, objetos experimentais e protótipos. “Kazam!” Coloca um foco na grande coleção de peças de produção e experiências de mobiliário do Escritório Eames que entraram no espólio do Vitra Design Museum em 1988, juntamente com adições posteriores. Hoje, o Vitra Design Museum detém a maior coleção do mundo de objetos Eames, incluindo peças emblemáticas como a Eames Lounge Chair, o assento escultural La Chaise ou modelos de produção vintage feitos de madeira compensada, plástico, alumínio ou fio. Todos esses projetos emergiram de uma longa fase de desenvolvimento no Eames Office, envolvendo a experimentação contínua e, em muitos casos, aprimoramento posterior após o lançamento inicial no mercado. Com base em modelos de mobiliário selecionados, a exposição ilustra o trabalho de desenvolvimento de Charles e Ray Eames e mostra como eles repetidamente alcançaram novas e inovadoras soluções. Uma dessas soluções é mencionada no título incomum da exposição: durante o final da década de 1940, o casal construiu uma máquina na cozinha de seu apartamento de Los Angeles que poderia ser usada para moldar madeira compensada em formas tridimensionais – a palavra “kazam!” era a imitação do som produzido pela máquina.


© An Eames Celebration. Charles Eames playing with the House of Cards, Pattern Deck, 1952. 2017 Eames Office

As exposições são acompanhadas por um extenso programa de palestras, discussões e workshops que proporcionam uma compreensão mais profunda das ideias do casal Eames e mostram a extensão da sua influência contínua sobre o design, a arquitetura, o cinema e a cultura de hoje, no mundo actual (todo este programa pode ser consultado no link no final deste artigo). Por fim, o inevitável catálogo, uma viagem pelas quatro exposições, pelo mundo Eames que vai querer levar para sua casa, com textos de Pat Kirkham, Jolanthe Kugler, Amy Auscherman, Matthias Pühl e uma entrevista com Eames Demetrios.

A visitar. •

Vitra Design Museum
© Fotografia de destaque: An Eames Celebration. Charles and Ray Eames posing with chair bases. Eames Office.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .