Stow it, de James Irvine

A cortiça é uma matéria com um sem fim de possibilidades de aplicação e, por mundos Mutantes, como têm acompanhado, temos dado espaço à sua aplicação no design de interiores. A nova peça da coleção MATERIA reinventa o conceito de prateleira modular em cortiça. STOW IT foi idealizada pelo conceituado designer britânico James Irvine no âmbito do projeto Metamorphosis e agora adaptada pelo Studio Irvine para a coleção MATERIA. Uma peça que urge conhecer e ter.

Apresentada em 2011, MATERIA é uma coleção comissariada pela Experimentadesign para a Corticeira Amorim (que temos vindo a acompanhar o trabalho de originais aqui), composta por objetos inéditos de cortiça para o nosso comum quotidiano – que conjugam funcionalidade e personalidade – tendo sido projetada para crescer e se adaptar gradualmente às expectativas do mercado; e não tem estado aquém.

Depois do lançamento em 2016 de TIPSY, um irreverente suporte para uma garrafa de vinho, desenvolvido pelo designer japonês Keiji Takeuchi, é agora a vez de STOW IT surpreender o mercado. STOW IT é uma prateleira modular de cortiça, que pode ser usada – isolada ou em conjunto – para acomodar objetos diversos, como por exemplo um livro, um tablet ou um computador. Além desta função, STOW IT ajuda a reduzir o ruído em salas de reunião ou em espaços mais vazios.

Para Marialaura Rossiello, que assumiu a liderança de Studio Irvine após o falecimento do seu fundador: “A cortiça é um material multifacetado, que tem muito para oferecer em termos de qualidade. Além da funcionalidade, esta é uma matéria-prima macia e muito agradável ao toque.” E finaliza: “STOW IT cuida dos objetos: é suave e tem um odor muito agradável.

STOW IT é uma peça útil – com toda a certeza já sentiu falta dela em momentos tão simples como o de acompanhar uma receita enquanto faz um simples bolo – e discreta. Alia, num equilíbrio perfeito, design contemporâneo com funcionalidade pura, até ao mais pequeno detalhe. Dada a memória elástica da cortiça, STOW IT pode também assumir a forma de um original memoboard. “Desenvolvido no âmbito do projeto Metamorphosis, STOW IT foi originalmente concebido como uma prateleira acústica, com a cortiça a ser trabalhada como um elemento arquitetónico, tendo como ponto de partida as suas características: isolamento acústico e térmico, 100% natural e biodegradável, resistente à abrasão e ao fogo“.

Após mais um desafio lançado pela Corticeira Amorim, ao Studio Irvine, STOW IT evoluiu para uma prateleira modular, um objeto de uso diário, multifuncional, alinhado com o conceito da coleção (quotidiana) MATERIA. STOW IT é a segunda peça idealizada por James Irvine a integrar a MATERIA. Com SIX, James Irvine reforçou a ligação da coleção com o mundo do vinho, ao desenhar um fantástico porta-garrafas, ou uma mini garrafeira com capacidade para acomodar seis garrafas. STOW IT está já disponível para comercialização em lojas de museus, de design de interiores e mobiliário, assim como em plataformas digitais. Vai resistir-lhe?

Para levantar um pouco do véu sobre o designer, James Irvine | Studio Irvine, nascido em Londres, James Irvine licenciou-se em 1984 pela Royal College of Art de Londres. No mesmo ano, mudou-se para Milão. Entre 1984 e 1992, foi consultor de design no estúdio de design da Olivetti em Milão, sob a direção de Michele De Lucchi e Ettore Sottsass. Em 1987, trabalhou durante um ano no Toshiba Design Centre em Tóquio. Regressou a Milão em 1988 e abriu o seu próprio estúdio de design. Os seus primeiros clientes foram a Cappellini e a SCP. De 1993 a 1997, além de trabalhar no seu estúdio privado, colaborou com o Sottsass Associati, sendo responsável pelo departamento de design industrial desse estúdio. Em 2004, foi convidado de honra na bienal de design Interieur, em Kortrijk, tendo também recebido o título de Royal Designer for Industry da Royal Society of Arts, em Londres. Em 2007, foi-lhe atribuído o Doutoramento Honoris Causa em Design pela Universidade de Kingston. O seu estúdio de design em Milão colaborou e ainda colabora com empresas de renome internacional, entre as quais a Alias, Arper, Artemide, B&B Italia, Canon, Magis, MDF Italia, Mercedes Benz, Muji, Olivari, Olivetti, Offecct, Phaidon, Thonet, WMF e Zumtobel. Atualmente, o Studio Irvine é gerido pela sua companheira, Marialaura Rossiello Irvine, e mantém-se, como sempre, aberto a novos desafios. Um estúdio que deve memorizar o nome.

E… STOW IT, em cortiça, em sua casa. •

+ James Irvine

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.