A temporada Gulbenkian Música 18/19 está a descoberto para os fiéis seguidores da música na Gulbenkian, em Lisboa, e desta feita marca a estreia de Lorenzo Viotti como maestro titular da Orquestra Gulbenkian (à frente de uma nova equipa de maestros), apresentando mais de 120 concertos entre setembro de 2018 e junho de 2019. Coro e Orquestra Gulbenkian assumem um forte protagonismo numa programação repleta de grandes figuras da cena artística internacional e nacional. Agendas preparadas, vamos ao que interessa, reservar datas.
Comecemos pela estreia de Lorenzo Viotti A marca do novo maestro titular é já bem visível nos cinco concertos que dirige nesta temporada, com destaque para a ópera Romeu e Julieta de Gounod, em versão de concerto, com Vannina Santoni e Georgy Vasiliev nos principais papéis (15 e 17/03/2019). Outro momento marcante será um concerto encenado em que a música vai dialogar com poemas da Ode Marítima de Álvaro de Campos pela voz do ator João Grosso (22 e 23/11/2018). Fora de portas, o claustro do Mosteiro dos Jerónimos foi o deslumbrante cenário escolhido pelo maestro para dar a ouvir o Requiem de Mozart (06/06/2018). Os seus atributos de comunicador estarão em evidência nos Concertos de Domingo em que comentará as composições de Tchaikovsky e Prokofiev também inspiradas na peça Romeu e Julieta (10/03/2019). Lorenzo Viotti atuará ainda com o Coro e a Orquestra Gulbenkian em mais dois concertos, o primeiro com obras de Mahler e Brahms (04 e 06/10/2018) e o segundo acompanhado pelo violinista Sergey Khachatryan (15 e 16/11/2018).
A nova equipa de maestros, liderada por Viotti, conta com Giancarlo Guerrero, maestro convidado principal, Leonardo García Alarcón, maestro associado e Nuno Coelho, maestro convidado. A maestrina Joana Carneiro continua a assegurar a direção artística da Orquestra Estágio Gulbenkian. Michel Corboz e Jorge Matta mantêm-se, respetivamente, como maestro titular e maestro adjunto do Coro Gulbenkian. Giancarlo Guerrero intervém duas vezes esta temporada, a primeira com a Orquestra num programa que inclui o Concerto de Aranjuez de Rodrigo e a Sinfonia n.º 4 de Brahms (08 e 09/02/2019) e a segunda com o Coro e Orquestra num programa que inclui a Cantata Criolla de Antonio Estévez e Ibéria de Debussy, (02 e 03/05/2019). Leonardo García Alarcón dirige as duas formações residentes na interpretação da 9.ª Sinfonia de Beethoven (24 e 25/05/2019).
© Bashkirova por Nikolaj Lund
Agora, os temas que nos chegam como destaque da temporada 18/19. Três momentos temáticos vão marcar a programação deste ano: Música no Tempo, Ibéria e Música no Feminino.
O primeiro, Música no Tempo, propõe revisitar o passado à luz do presente, com obras de J. S. Bach a Pierre Boulez. Inclui três concertos interpretados por músicos do Jerusalem Chamber Music Festival Ensemble, com destaque para o violinista Michael Barenboim (22 e 23/09/2018), e ainda a atuação de Jordi Savall, à frente do seu Hespèrion XXI, com um reportório de obras do período isabelino (24/09/2018).
Ibéria é o tema do segundo momento que dará, em colaboração com a Fundación Juan March, uma visão panorâmica dos laços históricos da música portuguesa e espanhola. Ao longo de dois dias (24 e 25/11/2018) Ana Quintans e Carlos Mena cantam música barroca ibérica, o Coro Gulbenkian dará a ouvir música mariana da Idade de Ouro do século XVII ibérico, havendo ainda lugar para a atuação do cravista Pierre Hantaï e do Cuarteto Quiroga.
O terceiro bloco, Música no Feminino, põe o foco nas mulheres artistas de diferentes culturas e expressões musicais como a maliana Rokia Traoré (23/01/2019), as irmãs iranianas Mahsa e Marjan Vahdat (24/01/2019), a fadista Aldina Duarte (25/01/2019), a maestrina Tianyi Lu com a violinista Carolin Widmann (27/01/2019) e ainda a pianista Joana Gama (28/01/2019).
Como sempre, uma constelação de estrelas, grandes intérpretes, subirá ao palco do Grande Auditório nesta temporada, com o maestro venezuelano Gustavo Dudamel à frente da Mahler Chamber Orchestra a abrir o programa (07/09/2018).
Destacam-se Franco Fagioli com Il pomo d’oro (28/10/2018), Christian Gerhaher (26/11/2018) e também os violinistas Isabelle Faust (17 e 18/01/2019), Frank Peter Zimmermann (06 e 07/12/2018), Pinchas Zukerman (19 e 20/10/2018) e Sergei Krylov (26 e 27/10/2018) todos eles acompanhados pela Orquestra Gulbenkian.
A lista de pianistas é longa e incluirá nomes como Kirill Gerstein (16/10/2018), Arcadi Volodos (04/11/2018), Angela Hewitt (13/11/2018), Igor Levit (08/01/2019), Anne Queffélec (19/02/2019), Javier Perianes (19/03/2019), Alexei Volodin com Ton Koopman (21 e 22/03/2019), Martha Argerich com Stephen Kovacevich (27/05/2019), Lucas Debargue (23/04/2019), Grigory Sokolov (05/05/2019), Leif Ove Andsnes com a Mahler Chamber Orchestra (19/05/2019), Murray Perahia (27/05/2019), entre outros. Salienta-se a residência de Piotr Anderszewski com três atuações (02/12/2018; 14 e 15/02/2019) e a presença de Nelson Freire com a Orquestra Filarmónica de Minas Gerais, uma das mais prestigiadas formações brasileiras. O compositor Thomas Adès junta-se a esta galeria de pianistas mostrando ao público da Gulbenkian Música a sua enorme versatilidade artística (11/12/2018).
No que respeita a Música e Cinema, e dando continuidade a um formato que tem despertado grande entusiasmo do público, serão exibidos, no Grande Auditório, três filmes com interpretação da respetiva banda sonora ao vivo. O primeiro espetáculo dará a ver (e ouvir) a obra Amadeus de Miloš Forman, realizador recentemente desaparecido, com a música de Mozart e Salieri interpretada pelo Coro e Orquestra Gulbenkian, dirigidos por Ludwig Wicki (13 e 14/12). Segue-se Star Wars: Uma Nova Esperança de George Lucas, com música de John Williams e direção de Thiago Tiberio (11,12 e 13/01/2019). Finalmente será projetada a obra-prima de Charlie Chaplin, Tempos Modernos, com música do próprio Chaplin e direção de Timothy Brock, (17 e 18/05/2019). Mas a música de filmes não se fica por aqui…
© Gustavo Dudamel por Mark Hanauer
Público é também ele convidado a participar. A Orquestra Gulbenkian apresenta um concerto ao ar livre com música clássica utilizada em algumas das mais notáveis bandas sonoras de filmes com temas escolhidos pelo público, convidado, previamente, a votar nas suas músicas preferidas. Este espetáculo tem lugar no Vale do Silêncio, no âmbito do festival Lisboa na Rua (08/09/2018). Os Concertos Participativos, abertos à colaboração de coralistas amadores, entram na sua quarta edição. Este ano juntam-se ao Coro e Orquestra Gulbenkian para interpretar o Requiem de Mozart, dirigido por Nuno Coelho (15 e 16/09/2018). Uma experiência inesquecível que muitos participantes irão viver pela primeira vez e outros disfrutarão uma vez mais.
Ópera e música coral. Para além de Romeu e Julieta, dirigida por Lorenzo Viotti, a Orquestra Il pomo d’oro interpreta a ópera Serse de Händel, em versão de concerto, com o contratenor Franco Fagioli no papel do protagonista (28/10/2018). No âmbito da preparação de uma nova edição em CD, o Coro e Orquestra Gulbenkian, dirigidos por Lawrence Foster, apresentam ao público, também em versão de concerto, a ópera Madama Butterfly de Giacomo Puccini, com Melody Moore no papel principal (28/06/2018). Haverá lugar ainda para uma ópera contemporânea com música de Frederik Neyrinck, encenada pelo Atelier Bildraum, apresentada na Sala Polivalente da Coleção Moderna: Icon – uma ópera do século XXI. (12 e 13/04/2019).
A música coral marcará forte presença ao longo da temporada. Para além dos concertos já referidos, destacam-se o Requiem de Verdi (01 e 02/11/2018) e La Passione, uma leitura singular encenada da Paixão segundo São Mateus de Bach, concebida por Romeo Castellucci, e que terá lugar no Centro Cultural de Belém, ambas sob a direção de Michel Corboz (16 e 17/04/2019). O espaço solene do Panteão Nacional acolhe um concerto a capella dirigido por Jorge Matta (21/09/2018) e prosseguem os concertos na Igreja de São Roque em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Uma das novidades desta temporada será o Concerto de Ano Novo, uma tradição seguida por muitas salas de concerto europeias para celebrar o ano que começa. O reportório será variado e, como manda a tradição, com muitas obras de Johann e Josef Strauss (04 e 05/01/2019). O Natal terá um concerto bem diferente do habitual, para toda a família, com a dupla de músicos Igudesman & Joo, a cruzar, de um modo singular e divertido, o reportório clássico e popular em Big Silent Night Music (04 e 05/12/2018).
Outra novidade esta temporada será a realização de uma oficina-concerto para famílias a partir da ópera A Flauta Mágica de Mozart, uma iniciativa com o apoio da rede ENOA e do Programa Europa Criativa da União Europeia. (08 e 09/12/2018). Mantendo o foco nas famílias, foram programados, nesta temporada, cinco Concertos de Domingo, a preços acessíveis, com obras comentadas.
A Gulbenkian Música vai acolher, uma vez mais, a residência de Páscoa da Orquestra Juvenil Gustav Mahler apresentando quatro concertos com grandes obras do reportório sinfónico e coral-sinfónico que vão pôr à prova o talento e a inesgotável energia dos músicos de vários países europeus que compõem esta formação sazonal. Os concertos serão dirigidos por Tobias Wögerer (25 e 28/02/2019) e Jonathan Nott (05 e 06/03/2019). Regressam também as jovens estrelas em ascensão (Rising Stars) para um Domingo de Portas Abertas com vários concertos, momentos lúdicos e educativos, filmes e documentários, tudo de entrada livre (10/02). O Festival Jovens Músicos, realizado em parceria com a Antena 2 – RTP, torna a animar a Fundação logo no início da temporada, durantes três dias, com a revelação de vários talentos e a música nacional em grande destaque (27, 28 e 29 /09/2018).
© Star Wars
Pela primeira vez, a Fundação Gulbenkian vai abrir as suas portas para a entrega dos prémios atribuídos pela Aga Khan Music Initiative com vários concertos, concursos e conferências de entrada livre. A Orquestra Gulbenkian associa-se a este evento que vai ocupar vários espaços da Fundação ao longo de três dias (29, 30 e 31/03/2019).
Procurando dar resposta à grande procura de bilhetes para a série de transmissões da Metropolitan Opera (Met Live in HD), a Gulbenkian Música programou uma sessão extra, às 11h00, em três produções incluídas no programa: Aida de Giuseppe Verdi (13/10/2018), Sansão e Dalila de Camille Saint-Saëns (17/11/2018) e La Fille du Régiment de Gaetano Donizetti (06/04/2019). As restantes sete produções mantêm a sessão única: Marny de Nico Muhly (10/11/2018), La Fanciulla del West de Giacomo Puccini (08/12/2018), La Traviata de Giuseppe Verdi (15/12/2018), Adriana Lecouvreur de Francesco Cilea (19/01/2019), Carmen de Bizet (02/02/2019), A Valquíria de Richard Wagner (27/04/2019) e Dialogues des Carmélites de Francis Poulenc (11/05/2019).
A tomar nota de tudo, mas não se preocupe que vamos relembrando, aqui e ali, para não falhar a temporada 2018/2019 de luxo, da Gulbenkian Música. Para maior detalhe na informação de cada concerto, é só seguir o link no final deste artigo. •