Gravíssimo 2018/ Alcobaça

Gravíssimo! – Festival e Academia Internacional de Metais Graves está de regresso com cinco dias consecutivos de concertos no Mosteiro de Alcobaça e no Museu do Vinho de Alcobaça. A sonoridade dos metais graves volta a invadir, a bem, a cidade de Alcobaça.

De 27 a 31 de Agosto, o som dos metais graves volta a preencher a cidade de Alcobaça, com a 8.ª edição do Gravíssimo! – Festival e Academia Internacional de Metais Graves a demonstrar a versatilidade destes instrumentos e a manter o padrão elevado das últimas edições, ao reunir alguns dos mais consagrados instrumentistas nacionais e internacionais.

Organizado pela Banda de Alcobaça/Academia de Música de Alcobaça, sob a direção artística dos conceituados músicos Sérgio Carolino e Hugo Assunção, o Gravíssimo! é o único festival e academia de metais graves que se realiza no nosso país e que já é uma referência internacional, com reconhecimento europeu como Remarkable Festival através do selo EFFE (Europe for Festivals, Festivals for Europe). Ao longo de uma semana, David Taylor, Marshall Gilkes, Daniel Perantoni, Oren Marshal, Demondrae Thurman e Mike Forbes são os grandes vultos dos metais graves que vão passar conhecimentos e desenvolver trabalho, em ensemble e ao nível da técnica individual, com os participantes, que este ano somam meia centena, oriundos de cinco países.

Além desta interação de prestigiados músicos com jovens artistas, o festival tem também as portas abertas ao público geral, com a apresentação de recitais e concertos que exploram a sonoridade grave dos metais em vários registos, da música de câmara ao jazz. O concerto de abertura realizou-se ontem, segunda-feira, dia 27, no Claustro D. Afonso VI do Mosteiro de Alcobaça, com a apresentação do disco “Full Tilt”, dos Transatlantic Tuba Connection. Hoje, dia 28 de Agosto pelas 21h00, no mesmo local, há um recital de solistas de eufónio e tubas – com “In the conical mood” – e amanhã, quarta-feira dia 29 de Agosto pelas 21h00, repete-se o cenário para um recital de solistas de trombones tenores e baixos – “Bones, Slides ‘n Pistons”.

Na quinta-feira, dia 30 pelas 18h30, é dia de recital de jovens talentos – “Young Blood Blowers” -, novamente no Claustro D. Afonso VI, que antecede o concerto duplo com Dopey Monkey e Oren Marshall – “Groovy Night” -, pelas 22h00, na Adega dos Balseiros, no Museu do Vinho. O concerto de encerramento está marcado para as 22h00 de sexta-feira dia 31 de Agosto, na Ala Sul do Mosteiro de Alcobaça, com R’B & Mr. SC + Marshall Gilkes – “Feel Like Funkin It Up” -, sendo este o único espetáculo gratuito. Será uma semana com muito groove e uma programação ecléctica e de nível internacional que confirma o Gravíssimo! como um verdadeiro acontecimento musical.

Tudo a não perder na bela cidade de Alcobaça. Para mais informações sobre músicos e concertos é só clicar no link no final desta nota. •

+ Gravíssimo – Programa

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .