Nesta recta final de Novembro, preparemos a agenda de Dezembro. Chris Cheek, Ohad Talmor, Thomas Morgan, Jeff Williams, JZ Replacement, Eliot Zigmund e Frederico Heliodoro são alguns dos músicos de renome que figuram, este ano, no cartaz Festival Porta-Jazz numa edição que se apresenta como a mais internacional de sempre.
De 01 a 09 de Dezembro, o Porto recebe a 9.ª edição do festival cuja programação conta com cerca de 30 concertos, entre estreias e parcerias artísticas inéditas, mas também um encontro de escolas, oficinas e jam sessions. Ponto de encontro de um movimento internacional, o Festival Porta-Jazz assume-se como promotor de intercâmbios inéditos entre músicos de Jazz e são muitas as parcerias inéditas: o saxofonista Ohad Talmor junta-se ao supergrupo de 12 músicos da Porta-Jazz, CORETO; o contrabaixista Thomas Morgan alia-se a Marcos Cavaleiro, André Fernandes e João Guimarães; o saxofonista Chris Cheek toca com o quarteto MAP, liderado por Paulo Gomes; o baterista Jeff Williams com Demian Cabaud, Ariel Bringuez e Angela Cervantes em “Astah”, e com o quarteto de Gonçalo Marques composto por Jacob Sacks e Masa Kamaguchi; e Eliot Zigmund (baterista que gravou com Bill Evans) com Manel Fortià e Carlos Azevedo.

© Chris Cheek, DR
Mas não ficamos por aqui. O Festival Porta-Jazz fez uma encomenda ao saxofonista José Soares, que se vai apresentar com dois dos mais importantes músicos da cena de Amesterdão, Joris Roelofs e Harmen Fraanje. A trompetista Susana Santos Silva regressa a casa para um concerto único e exclusivo na Igreja de Cedofeita, com Torbjörn Zetterberg e Hampus Lindwall, que vai tocar no órgão de tubos construído por Th. Kuhn.
O baterista Mário Costa apresenta o seu álbum “Oxy Patina”, onde demonstra excelência enquanto instrumentista e compositor. O saxofonista José Pedro Coelho recupera o álbum “Passarola Voadora”; o baterista Alexandre Coelho apresenta em quarteto “Idiosyncrasies”; e o colectivo pLoo o novo disco, “Pele de Papel”; discos editados este ano com o Carimbo Porta-Jazz,
Resultado da parceria com o Guimarães Jazz, o espectáculo Cotovelo, do guitarrista e compositor Nuno Trocado, que nasce da junção da sua música com o texto de Jorge Louraço interpretado por Catarina Lacerda, será apresentado nesta edição.
E há ainda que celebrar duas parcerias com outros movimentos homólogos: a associação Suíça AMR que abre o festival com o grupo Shu-Shaz Quintet; e o festival austríaco Bezau-Beatz que, para além de trazer ao Porto os grupos Intensivstation e Hang Em High, irá juntar músicos da Porta-Jazz e do movimento Austríaco num concerto espontâneo e inédito.
Ao longo de nove dias, a cidade está de portas abertas e envolvida no sucesso do Festival Porta-Jazz. O Teatro Rivoli, a Casa da Música, a FEUP (Faculdade de Engenharia da Univ. do Porto), o Passos Manuel, a ESMAE (Escola Superior de música, Artes e Espectáculo), o Hot Five, a Casa de Ló, a Sala Porta-Jazz e a Igreja de Cedofeita vão receber mais de uma centena de músicos e dezenas de estudantes de música, portugueses e estrangeiros.
Encontros organizados mas também improvisados, como é o caso das sessões do Clubedo onde diariamente, após os concertos nos auditórios, o público é convidado a viver o ambiente dos clubes que programam habitualmente Jazz na cidade. Aqui poderão assistir a concertos exclusivos, trios informais de jazz e jam sessions abertas à comunidade de músicos que do encontro no palco fazem soar a criatividade e a dinâmica do jazz do Porto.

© Mário Costa, DR
Sem mais demoras, o programa para a sua agenda:
01 Dezembro
19h00 – Sala Porta-Jazz: Frederico Heliodoro Quarteto (BR,PT).
22h00 – Sala Porta-Jazz: Shu Shaz Quintet (CH, RU, IT).
23h00 – Casa de Ló: Clubedo JZ Replacement (UK, RU).
02 Dezembro
21h30 – Casa da Música: Demian Cabaud “Astah” (AR, SP, CU, US).
22h30 – Casa da Música: Mario Costa “Oxy Patina” (PT, FR).
23h30 – Hot Five: Clubedo Pedro Neves/ João Paulo Rosado/Miguel Sampaio.
03 Dezembro
21h30 – Igreja de Cedofeita: Santos Silva / Zetterberg / Lindwall (PT, SE).
22h30 – Casa de Ló: Clubedo Miguel Meirinhos / Yudit Almeida / João Cardita.
04 Dezembro
22h00 – ESMAE: Ploo “Pele de Papel”.
23h00 – ESMAE Clubedo ESMAE Jam session.
05 Dezembro
21h30 – FEUP: Quarteto de Gonçalo Marques feat. Jacob Sacks, Masa Kamagushi, Jeff Williams (PT, US, JP).
23h00 – Casa de Ló: Clubedo Eurico Costa / Demian Cabaud /José Marrucho.
06 Dezembro
22h00 – Passos Manuel: Cotovelo (Guimaraes Jazz / Porta-Jazz #4) (PT, UK).
23h00 – Clubedo: Eliot Zigmund / Manel Fortià / Carlos Azevedo (US, SP, PT).
07 Dezembro
21h30 – Rivoli (grande auditório): José Soares convida Joris Roelofs e Harmen Fraanje (PT, NL).
22h30 – Rivoli (grande auditório): MAP feat. Chris Cheek (PT, US).
23h30 – Casa de Ló: Clubedo Ricardo Moreira / Nuno campos / Ricardo Coelho.
08 Dezembro
18h00 – Rivoli (pequeno auditório): José Pedro Coelho “Passarola Voadora” (PT, SP, AR).
19h00 – Rivoli (pequeno auditório):Hang em High (PL, CH, AT).
21h30 – Rivoli (grande auditório): Marcos Cavaleiro feat. Thomas Morgan (PT, US).
22h30 – Rivoli (grande auditório): Ohad Talmor + CORETO (US, PT).
23h30 – Rivoli (café): Clubedo ESMAE Jazz Ensemble.
09 Dezembro
18h00 – Sala Porta-Jazz: Intensivstation (DE, CH, AT).
19h00 – Sala Porta-Jazz: Alexandre Coelho “Idiosyncrasies” (PT).
22h00 – Sala Porta-Jazz: Porta-Jazz / Bezau-Beatz Reunion (PT, AT).
23h00 – Hot Five: Clubedo Paulo Gomes / João Paulo Rosado / Filipe Monteiro.
OFICINAS e ENCONTRO DE ESCOLAS ao longo da semana.
Clubedo: concerto + jam session
A tomar nota. A marcar presença. •