Quinta Feira 12 é “Quase Pop”

Se anda na procura de bons novos sons made in terras lusas, Quinta Feira 12 pode muito bem ser o que lhe faz falta, ao ouvido. Feito cá, cantado na língua de Camões… Eis uma pop alternativa a ter de ouvir.

Os Quinta-Feira 12 lançam novo álbum “ Quase Pop” e chamar-lhe Pop seria bastante redutor. “Quase Pop” é claramente uma fusão. Um encontro com inúmeros géneros e influências distantes; um álbum onde “denunciam os seus gostos, as suas alegrias, tristezas, ansiedades e tudo o que cabe nesse espectro emocional que tentamos ‘sufocar’ todos os dias com sorrisos”. Ficam-se pelo “Quase” para nele caberem tudo aquilo que os inquieta. “Prende-se ao ouvido e liberta-se nas palavras, dando-nos a liberdade de o guardarmos com o que nele vemos.” Analisemos a palavra para perceber a escolha certeira:
qua·se (latim quasi, como se, da mesma forma que se; do mesmo modo que; por assim dizer) advérbio
1. Não longe de, não distante de, muito perto de, muito próximo a.
2. Pouco menos de.
3. Com pouca diferença.
4. Por um triz que não.

Para celebrar o lançamento de “Quase Pop”, os Quinta Feira 12 gravaram esta Live Session para abrir apetites sonoros.

Há no álbum “um espectro complexo de ansiedades e certezas em instrumentais electrónicos que não dispensam o legado das guitarras. Prende-se ao ouvido e liberta-se nas palavras, dando-nos a liberdade de as guardarmos com o que nelas vimos.

Estreados em 2016 com “Fiasco”, o primeiro LP, que conta com os singles “Fiasco” – que empresta o nome ao álbum – e “Carrinha Trágica”, agora, três anos depois os Quinta-Feira 12 – João Correia (voz/guitarra), Pedro Correia (teclados/samples), Pedro Freitas (baixo/voz/synths) e Rodolfo Jaca (guitarra/voz) – regressaram ao estúdio e lançam este segundo LP, “Quase Pop”, porque tem tanto mais que Pop dentro.

Do novo álbum faz parte o single “Rancor” e ainda os singles de avanço “Cama Rasa” e “Encardida”, que vos trazem a descoberta de um novo universo na sonoridade da banda – “uma fusão de um ambiente digital com um mundo mais cru e orgânico“.

Com um alinhamento de nove novas músicas, estes são os palcos já confirmados onde vai poder ouvir, o novo álbum, nesta Primavera:
10/04 – Casa da Música, Porto.
11/04 – Convento São Francisco, Coimbra.
17/04 – Café-Concerto, Vila Real.
25/05 – ADAC, Pombal.
19/06 – Gigs at Work, Lisboa.

A ouvir. A ir. •

+ Quinta Feira 12
© Fotografia: Rui Miguel Pedrosa.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.