A icónica colecção de produtos para homem, criada na década de 1930, veste-se no tom mais misterioso e sedutor da história da Claus Porto. Mas esta é apenas uma das novidades da marca portuense.
A dualidade protagonizada pelo negro e pelo dourado prima pela sofisticação. Assim é Musgo Real Black Edition, a nova linha da centenária Claus Porto, constituída por eau de toilette, o emblemático sabonete com corda e o creme de barbear.
A primeira é envolvida por um frasco de vidro negro cuja forma, inspirada no estilo Art Deco, foi criada por artesãos da famosa fábrica portuguesa com mais de dois séculos, a Vista Alegre. Na caixa eau de toilette (€95/100 ml) é acompanhada pelo vaporização retro concebido com as duas cores. Este objecto primado pela elegância guarda a fragrância envolvente, de aromas quentes e exóticos combinados com a frescura do zimbro, do limão e da bergamota.
O sabonete (€28), com a corda em algodão da mesma cor, é feito com pó de carvão vegetal, detentor de propriedades purificadoras, e óleo orgânico de sementes de uva, com propriedades antioxidantes e hidratantes. Trata-se, portanto, de um verdadeiro detox para a pele.
O negro estende-se à embalagem do creme de barbear (€24), feito a partir de lanolina, óleo de coco e óleo de jojoba.
O Black Edition vem, deste modo, juntar-se às quatro linhas, já existentes, da Musgo Real – Classic Scent, Spiced Citrus, Oak Moss e Orange Amber – e está à venda nas lojas da Claus Porto de Nova Iorque, do Porto e de Lisboa, onde este mês a marca portuense abriu uma nova loja. Está no n.º 36 da Rua dos Bacalhoeiros, em Lisboa onde, à semelhança do que acontecia no século XVI, casas de comércio da histórica baixa lisboeta eram abastecidas com produtos perfumados provenientes do Oriente.
Instalada em um edifício pombalino do século XVIII recuperado da Rua dos Bacalhoeiros, perpendicular com a Rua da Madalena – como se de uma homenagem a Santa Maria Madalena se tratasse ou não fosse a santa padroeira dos perfumistas –, a nova loja da Claus Porto será, certamente, ponto de encontro dos actuais viajantes de todo o mundo que, a dois passos dali, desembarcam para explorar a cidade.
Portanto, nada melhor do que embarcar em uma viagem de aromas proporcionada pela selecção de produtos disponíveis para compra no interior desta loja predominada pela pedra de lioz, muito comum na região de Lisboa.