WOOL 2020 / Covilhã

WOOL, o mais antigo festival de Arte Urbana de Portugal, nascido em 2011 resultado de uma iniciativa privada, com o claro objectivo de homenagear a história e identidade singular deste território, está de regresso ao centro histórico da Covilhã entre os dias 19 e 27 de setembro deste estranho 2020 para aquela que é a sua sétima edição.
A arte urbana volta, assim, a tomar conta desta cidade beirã. 

As intervenções e atividades que integram a programação WOOL 2020 contemplam pintura mural, instalação, a estreia nacional do filme “Martha: A Picture Story”, conversas com artistas, visitas guiadas e workshops. 

A sétima edição do WOOL chega um pouco mais tarde que o habitual devido à atual pandemia, mas chegará cheia força com a sua habitual programação, adaptada a todas as necessidades e cuidados a ter em conta dada a atual situação epidemiológica. Neste contexto, as atividades previstas para o WOOL 2020 serão realizadas, essencialmente, ao ar livre (não se esqueça da sua máscara).

Entre os convidados desta 7.ª edição do WOOL, surgem nomes de alguns dos artistas mais promissores da arte urbana a nível mundial, com JOFRE OLIVERAS  e ALBERTO MONTES. Os portugueses convidados a integrar esta edição são TIAGO GALO e CATARINA GLAM, que criará um conjunto de peças que se instalarão por vários locais do centro histórico da cidade.

Ainda nesta 7.ª edição, há que ainda destacar a estreia do documentário “MARTHA: A PICTURE STORY” realizado pela australiana SelinaMiles, que regista o percurso da foto-jornalista Martha Cooper, cujas fotografias realizadas ao longo das últimas cinco décadas a tornaram um ícone deste movimento artístico global.

Para além do grupo de artistas visuais / plásticos referidos, foi lançado o desafio ao fotógrafo de paisagem e viagem RUI GAIOLA, natural da Covilhã, para apresentar uma exposição de fotografia – grande formato – em pleno espaço público. SERRA AO ALTO, será o resultado deste desafio que trará ao WOOL este reconhecido fotógrafo para uma palestra e masterclass. 

No que diz respeito à restante programação, haverá ainda:
• Dois workshops: um de FOTOGRAFIA DE VIAGEM E PAISAGEM com Rui Gaiola; outro de ESTAMPARIA COM CARIMBOS.
• As usuais CONVERSAS COM ARTISTAS, a melhor forma de conhecer os talentos que estarão em trabalho pela Covilhã.
VISITAS GUIADAS por todas as obras deixadas na Covilhã em mais uma edição do WOOL.

Programa para não perder pitada:
MURAIS

• JOFRE OLIVERAS (ES) // Largo Dr. Valério de Morais, 100.
• ALBERTO MONTES (ES) // Rua dos Bombeiros Voluntários, 10.
• CATARINA GLAM (PT) // 1/6 Travessa da Alegria, 32; 2/6 Rua das Portas do Sol, 1; 3/6 Rua do Castelo, 4; 4/6 a descobrir; 5/6 a descobrir; 6/6 a descobrir.
• TIAGO GALO (PT) // Largo da Infantaria, 21.
EXPOSIÇÃO
• SERRA AO ALTO por RUI GAIOLA (PT) // Rua 6 de Setembro, 53-61.
WORKSHOPS
• 26/09, 15h00 > 18h00, ESTAMPARIA COM CARIMBOS // Jardim Municipal da Covilhã; Participação gratuita e limitada a 25 pessoas, acima dos 14 anos, mediante inscrição por email: info@woolfest.org
• 27/09, 10h00 > 13h00, FOTOGRAFIA DE VIAGEM E PAISAGEM orientado por RUI GAIOLA (PT) // A Tentadora – Rua Alexandre Herculano, 21; Participação gratuita e limitada a 10 pessoas, mediante inscrição por email:
info@woolfest.org
FILME
• 25/09, 21h15, “Martha: A Picture Story” // Pena d’Água Boutique Hotel – Rua de São Francisco Alvares, 25; Acesso gratuito, mas limitado à lotação do espaço. Marcações através do email: info@woolfest.org
VISITAS GUIADAS
• #1_para todos: 25/09, 16h30 // 26/09, 16h30 // 27 setembro, 16h30.
As visitas guiadas sairão do espaço A Tentadora – Rua Alexandre Herculano, 21 e têm um custo simbólico de 2 euros, com oferta de crachá. (Não é necessária pré-inscrição).
• #2_Tuk Tuk: 26/09. 15h30 > 19h00 // 27/09, 15h30 > 19h00.
Ponto de partida _ A Tentadora – Rua Alexandre Herculano, 21. Marcações limitadas: info@woolfest.org

Alinhe neste Festival de Street Art/ Arte Urbana – WOOL – mais que obrigatório, na encosta da Serra da Estrela, na Covilhã. •

+ WOOL

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.