O Festival WOOL – Covilhã Arte Urbana está de regresso ao centro histórico da Covilhã de 26 de junho a 04 de julho de 2021 e celebra nesta edição uma década de existência.
Para acicatar o público e levantar a ponta do véu de uma edição especial, de um festival já incontornável, o WOOL faz-nos chegar um manifesto – do qual abaixo vos damos a conhecer parte do mesmo – e revela-nos parte do que está reservado para o verão bem urbano na Covilhã. Se nunca alinhou no WOOL… Nem sabe o que anda a perder de arte urbana, na região centro.
O WOOL apresenta-se como resultado directo de duas paixões – Arte Urbana e a Covilhã – “partilhadas por um grupo informal de cidadãos que em 2011 sonhou e desenhou este projecto e o submeteu aos Apoios Pontuais da Direcção Geral das Artes, ambicionando descentralizar a Cultura e apresentar o 1.º festival destas expressões de Arte Contemporânea em solo português, introduzindo-as como ferramentas capazes de promover, inegavelmente e desejavelmente, transformação social, cultural, económica e/ou turística numa comunidade e território, especificamente do Interior, aspirando a sua crescente coesão e sustentabilidade“.
“À data, o desafio (ou inovação), para a organização e para os artistas, seria o de, através de intervenções artísticas em paredes do centro histórico da cidade da Covilhã, homenagear, corporizar, espelhar e/ou exaltar o valor único deste território e os seus inúmeros bens culturais, sejam estes históricos, arqueológicos, arquitectónicos, linguísticos, documentais, artísticos, etnográficos, sociais ou outros, em novos valores de memória, de autenticidade, originalidade, raridade ou exemplaridade, aspirando a uma aproximação entre a comunidade e a Cultura, estimulando o ‘natural’ desenvolvimento de cada indivíduo e incentivando a (re)descoberta deste território pelos residentes locais e a visitação e permanência pelos visitantes.”
Passados 10 anos, está mais que confirmado o papel distintivo e único do WOOL na promoção e projecção da Arte Urbana Portuguesa, dentro e fora das nossas fronteiras. “Foi este o projecto responsável pela curadoria das comitivas de artistas portugueses que pela 1.ª vez integraram reconhecidos projectos internacionais como o ‘Tour Paris 13’ (Paris, 2013) e ‘Djerbahood’ (Tunísia, 2014). Foi, também, o WOOL o projecto nacional convidado pela GOOGLE para ilustrar e engrandecer o lançamento do GOOGLE Art Project / GOOGLE Arts & Culture para todo o território português (2015).“
Neste 2021, assumindo a responsabilidade da importância de 10 anos de festival, o WOOL apresenta uma nova identidade com autoria do estúdio Naïf, que o convida a pensar esta marca da Covilhã na forma de um “símbolo único e identificador, capaz de representar tanto os últimos 10 anos do festival, como as suas futuras edições. Um símbolo representativo do WOOL que nos fala de todos os elementos que lhe dão carácter: a Covilhã, a neve, a serra da estrela, a arte e a tinta, os lanifícios, o dinamismo, o encontro e a partilha“, também explanados no seu manifesto.
Este 2021 de merecida celebração, apresenta também uma programação mais forte, no espaço e tempo, com mais de 40 iniciativas, entre as quais se destacam as residências artísticas já em realização (fotografia e desenho), a sonorização do centenário filme “Covilhã Industrial, Pitoresca e seus arredores”(Artur Costa de Macedo, 1921) pelos First Breath After Coma, uma intervenção mural do Colectivo Licuado (Uruguai) que celebra os 140 anos da 1.ª Expedição Científica à Serra da Estrela (Sociedade de Geografia de Lisboa, 1881) e o lançamento do livro WOOL | 2011-2021, que irá integrar a história destes 10 anos, textos de carácter científico redigidos por personalidades das áreas da Arte, Arquitectura e Turismo e testemunhos dos artistas.
Mais novidades para breve, sobre o programa, e… Agendar uma ida à Covilhã, se lhe for possível.
Garantimos que é imperdível! •