[Actualização] Em concerto(s): Miramar

Miramar, é o conhecido e aclamado projeto que une Frankie Chavez e Peixe num trabalho de exploração em torno da guitarra, e num regresso a uma certa normalidade prepara-se para encerrar o verão com uma digressão por terras lusas que passará por Lisboa, Açores, Algarve e Centro do país.

Comunicado Miramar: “Um dos elementos da comitiva do grupo Miramar, testou positivo à Covid-19, por esse motivo, e por todas as razões de higiene e saúde pública, vemo-nos obrigados a adiar o concerto de amanhã no Festival Maré de Agosto (Ilha Santa Maria, Açores) para uma data a anunciar em breve e a cancelar a nossa passagem, no dia 21 de agosto, pelo FAZUNCHAR (Figueiró dos Vinhos, Leiria).

Muito obrigado pela compreensão, traremos mais novidades em breve.

A viagem de Miramar começará a 20 de agosto em pleno oceano Atlântico, num concerto no Festival Maré de Agosto na Ilha Santa Maria nos Açores. Ainda no âmbito de espetáculos em festivais de verão, a dupla atua logo no dia a seguir (21 de agosto) em Figueiró dos Vinhos onde acontecerá o Fazunchar e a 18 de setembro no FIARTIL Chefs on Fire no Estoril.

A 27 de agosto em Tavira nos Jardins do Palácio da Galeria e depois a 25 de setembro no Castelo de Ourém, os Miramar preparam-se para apresentar uma versão muito especial do seu espetáculo ao vivo, num conceito que pretende conjugar a utilização do património cultural com a música. Estes são dois espetáculos no âmbito do Programa Garantir Cultura.

O verão Miramar não acaba sem antes passarem ainda pelo Teatro Maria Matos em Lisboa, um concerto com os They’re Heading West (14 de setembro) e ainda no Castelo de Torres Novas a 17 de setembro.

No que respeita a novas sonoridades, esta dupla de excelência apresentou recentemente “Brower“, o single de avanço do aguardado segundo álbum, “Miramar II”.

Brower” reflete a relação química que os Miramar conseguem criar entre si, realçando a profunda cumplicidade existente entre ambos. Frankie Chavez e Peixe como que se fundem num só, produzindo, ironicamente, a paradoxal ilusão de algo maior do que apenas duas guitarras tocadas em simultâneo. Quem já ouviu esta dupla, sabe bem do que falamos. São duas guitarras numa só… Uma sonoridade una.

O tema Brower partiu de uma ideia do Frankie, à qual sobrepus a minha guitarra, tendo como objetivo quase inconsciente tentar que ambos os instrumentos soassem a um só”, explica Peixe. “A introdução da música, como que por acaso, remeteu-nos para a memória dos temas para guitarra clássica do compositor Cubano Leo Brouwer, cujo nome foi a inspiração para o título da música. Optamos por escrevê-lo de forma diferente, como que inventando uma palavra. Este Brower revela a faceta que mais gozo nos dá: juntar as nossas guitarras, ao ponto de nós próprios já não distinguirmos a parte de cada um. Normalmente esse é um bom indicador para continuar a trabalhar uma ideia e neste caso continuámos, até chegar ao ponto de ser a escolha para primeiro single do nosso próximo álbum – Miramar II.” 

O teledisco que acompanha o lançamento do single “Brower” foi realizado por Jorge Quintela, com quem a dupla já colaborou anteriormente na elaboração e seleção dos filmes que utilizam nos seus concertos ao vivo. 
Este vídeo de “Brower” foi filmado em película de 8mm no Algarve, entre a região de Olhão e da Fuzeta.

Segundo Frankie Chavez, “o vídeo mostra a relação de cumplicidade entre duas amigas, onde transparece a harmonia que se cria num determinado momento, tornando-o único“.

“Miramar II”, segundo disco de originais dos Miramar tem edição agendada para o início de 2022.
Tome nota dos concertos, abrace a Cultura que é segura e não deixe de ouvir “Brower” (em loop). •

+ Miramar
© Fotografia: DR.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.