Junho no Teatro da Cerca de São Bernardo

A programação de junho do Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB), em Coimbra, está em grande forma e vai abrir com uma temporada dos Bonecos de Santo Aleixo, rumando depois à performance de Ana Pi, no âmbito da Bienal Anozero. Seguem-se as sonoridades do outro lado do Atlântico com a residência artística do músico brasileiro Mateus Aleluia e uma co-produção luso-espanhola “Quem se chama José Saramago”. Nos Sábados para a Infância, o TCSB irá acolher a ilustradora Helena Zália, as Marionetas de Mandrágora, o Teatro do Montemuro e o Taleguinho. Junho em cheio, em Coimbra.

É um mês bem recheado de propostas para todas as idades, que abre com uma proposta que consideramos irresistível: a temporada dos Bonecos de Santo Aleixo, que inclui uma oficina dirigida pela equipa do Cendrev. Os títeres tradicionais alentejanos, que há décadas encantam gerações de espectadores, em Portugal e em todo o mundo, regressam a Coimbra para um conjunto de quatro sessões. A oficina, pensada para o público em geral e para profissionais e alunos de artes cénicas, tem a duração total de 12 horas e decorre em horário pós-laboral, entre 01 e 04 de junho. Na primeira sessão da formação, os participantes vão ter oportunidade de ajudar a equipa dos Bonecos a montar o pequeno retábulo em que o espectáculo tem lugar, assim começando a viagem pelo universo destas divertidas e inconfundíveis personagens.

A sessão de junho do Clube de Leitura Teatral está nas mãos de Ricardo Correia a partir de um texto da sua autoria. Integrada na Anozero – Bienal de Coimbra, o TCSB recebe a performance “The Divine Cypher”, de Ana Pi. E ainda nas alianças com outros agentes culturais, há a residência artística do músico brasileiro Mateus Aleluia numa co-produção com a Rádio Pessoas, a Blue House e a Cena Lusófona, e o espectáculo “Quem se chama José Saramago”, co-produção bilingue entre o Teatro das Beiras e o Karlik Danza Teatro (Cáceres, Espanha).

Nos Sábados para a infância, a ilustração, marionetas, teatro e música são as propostas do mês no âmbito do programa “Sábados para a Infância no TCSB”. Às presenças já habituais do Teatro do Montemuro e do Taleguinho, juntam-se, pela primeira vez neste teatro, a ilustradora Helena Zália, com uma oficina para crianças a partir dos seis anos, e o Teatro e Marionetas de Mandrágora, com o espectáculo “Aurora”.

TEATRO DE BONECOS | OFICINA
Oficina sobre os Bonecos de Santo Aleixo – CENTRO DRAMÁTICO DE ÉVORA
01 a 04 de Junho de 2022
quarta, 18h00 – 21h00; quinta e sexta, 21h00 – 24h00; sábado, 15h00 – 18h00
M/16

TEATRO DE BONECOS
Bonecos de Santo Aleixo – CENTRO DRAMÁTICO DE ÉVORA
02 a 05/06
quinta e sexta, 19h00; sábado, 21h30; domingo, 16h00
M/12

ILUSTRAÇÃO | OFICINA
Desenho Lavado — Animais debaixo de água
HELENA ZÁLIA
04/06, 11h00
Sub-palco do TCSB
M/6
[SÁBADOS PARA A INFÂNCIA NO TCSB]

TEATRO | LEITURA
Call Center — Leitura dirigida por Ricardo Correia – CLUBE LEITURA TEATRAL
07/06, 18h30
Bar/Livraria do TCSB
co-organização: TAGV / A Escola da Noite

PERFORMANCE
The Divine Cypher – ANA PI
08/06, 19h00
M/6
org. Anozero — Bienal de Coimbra

TEATRO DE MARIONETAS
Aurora – TEATRO E MARIONETAS DE MANDRÁGORA
11/06, 11h00
M/6
[SÁBADOS PARA A INFÂNCIA NO TCSB]

MÚSICA
Mateus Aleluia
13/06, 21h00
M/6
org. Radio Pessoas / Blue House / Salão Brazil / Cena Lusófona / TCSB
[sessão para escolas e associações]
13/06, 15h00

TEATRO
Germinação – TEATRO DO MONTEMURO
18/06, 11h00
M/6
[SÁBADOS PARA A INFÂNCIA NO TCSB]

TEATRO
Quem se chama José Saramago – TEATRO DAS BEIRAS / KARLIK DANZA-TEATRO (ES)
23/06, 21h30
M/14

MÚSICA
Costurar cantigas e histórias – TALEGUINHO
25/06, 11h00
M/3 [SÁBADOS PARA A INFÂNCIA NO TCSB]

Para mais informações sobre os espectáculos supra mencionados, é só consultar a página d’A Escola da Noite no link abaixo.

A tomar nota. A abraçar o TCSB nesta sua programação bem diversificada e onde a educação continua a assumir um papel de destaque. •

+ TCSB
© Fotografia: Quem se chama José Saramago, Ovelha Eléctrica.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.