ÁGORA vai voltar a ocupar o Castelo de Leiria até Outubro. Entre as propostas artísticas há concertos de Alabaster Deplume, Niño de Elche & Raül Refree, Marina Herlop, Marta Pereira da Costa, Angelica Salvi e La Familia Gitana.
São três fins-de-semana de programação multidisciplinar a dialogar com um dos ícones do património histórico-cultural da cidade, o Castelo de Leiria.ÁGORA pretende cruzar a memória, o presente e o que há-de vir através da exploração de diversos territórios artísticos, das artes performativas à música, das artes visuais à instalação.
Entre agosto e outubro há, entre outros, concertos de Alabaster Deplume, Niño de Elche & Raül Refree, Marina Herlop, Angelica Salvi, Marta Pereira da Costa, La Familia Gitana, Julius Gabriel, residência artística das artistas Surma & Inês Condeço e mais a anunciar.
O primeiro dia de Ágora abre com o concerto de Angelica Salvi, harpista espanhola radicada no Porto desde 2011 que se dedica à improvisação e à música contemporânea, convidando o público a mergulhar numa viagem emocional e espiritual.
Já no Salão Nobre, haverá Marta Pereira da Costa, a primeira mulher a tocar profissionalmente guitarra portuguesa no Fado, a nível mundial. Quebrando barreiras e unindo fronteiras, a artista junta as origens do Fado a diferentes estilos e sonoridades, criando o seu próprio registo.
Ainda no dia 03 de agosto, encerra-se o dia com La Familia Gitana, um grupo de jovens músicos do Bairro do Fim do Mundo, em Cascais. Para além dos laços de sangue que os unem como família, foi também o orgulho e o prazer pela música cigana que os juntou na vontade de criar um projeto e levar a cultura e a tradição mais longe, desconstruindo preconceitos e ligando pessoas.
A par da programação de música, haverá ainda propostas para os mais novos com a oficina criativa Novos habitantes do Castelo e o espectáculo Antiprincesas – Carolina Beatriz Ângelo, de Cláudia Gaiolas.
O clarinetista e multi-instrumentista Paulo Bernardino e o vibrafonista Eduardo Cardinho, ambos Leirienses, são convidados para realizar uma residência artística e apresentam “Journeys with Melodies”, no domingo, 04 de agosto.
No espaço subterrâneo das Cisternas, a proposta de instalação artística de João da Fonseca transformará o espaço com Interfluxos, uma instalação interativa que mergulha os espectadores num universo abstrato em constante movimento e transformação. Esta obra explora a relação dinâmica entre o movimento humano e a resposta digital.
O bilhete habitual do Castelo de Leiria garante o acesso às atividades do ÁGORA, com lotação limitada à capacidade dos espaços. A compra do mesmo será feita diretamente no Castelo. A programação para cada data será anunciada em detalhe ao longo dos próximos meses.
Para o primeiro fim-de-semana, de 03 e 04 de agosto, o alinhamento será:
03 de agosto
João da Fonseca – Interfluxos – Instalação
17h30 – Angelica Salvi – Concerto
18h30 – Marta Pereira da Costa – Concerto
19h30 – La Familia Gitana – Concerto
04 de Agosto
João da Fonseca – Interfluxos – Instalação
16h00 – Novos habitantes do Castelo – Oficina Infanto-juvenil
17h30 – Antiprincesas – Carolina Beatriz Ângelo – Teatro Infanto-Juvenil
18h30 – Paulo Bernardino & Eduardo Cardinho – Residência/Concerto
ÁGORA é um projeto cultural, que ao longo de três fins de semana, propõe um programa de música, artes performativas, instalações artísticas e ativa uma fruição e reflexão do património (i)material no seio do Castelo de Leiria.
A tomar nota. A ter debaixo do seu radar, mais uma edição de Ágora! •