Festival Vapor/ Entroncamento

A um mês da sua realização, é anunciada a programação completa do Festival Vapor, que acontece no final deste setembro, no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento. Organizado pelo Município do Entroncamento e pelo Museu, o Festival Vapor apresenta três dias com música, cinema, teatro, performance, literatura, exposições, oficinas e atividades para todas as idades. Alinha?

No cinema, o Vapor recebe uma extensão do Festival Internacional Planos. Uma viagem pelo mundo da ficção, através da exibição de cinco curtas-metragens.  As artes performativas estão presentes com o espetáculo Le Cabaret Rock – The Best of Custom Circus, dos Nirvana Studios, prometendo extravagância, com doses surpreendentes de loucura, paródia e poesia explosiva. Também no teatro, especialmente para crianças e famílias, o Bestiário apresentaduas histórias: Curo-vos de Todos os Males O Segredo da Ti Miséria, inspiradas no Bestiário Tradicional Português, a primeira obra que reúne e ilustra diversas criaturas fantásticas que povoam o imaginário nacional. 

Promovendo a interação com o público jovem, há sessões destas histórias destinadas ao primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento. Haverá ainda um debate sobre o tema Fantasiar o Futuro destinado a turmas do ensino secundário.

Na dança, a escola Es-Passo Dança apresenta uma coreografia inspirada na busca de uma máquina do tempo para poder ver como era Steamtopia na sua plenitude. Promovendo uma maior relação com a comunidade local, o Festival Vapor dá a conhecer a performance Nuvem de Futuro, um espetáculo comunitário dinamizado pela estrutura artística ondamarela.

literatura também está presente, na Feira do Livro, dinamizada pela Editorial Divergência, oferecendo um vasto conjunto de publicações dedicadas à ficção científica, ao fantástico e ao horror. O Fórum Fantástico apresenta um concerto literário, com Maria do Mar e João Morales, baseado em obras relacionadas com o fantástico e uma oficina de escrita criativa para o público adulto.

Em parceria com a Liga Steampunk, acontecem várias atividades: Fábrica de AutómatosDuelos de Chá, Jogos de Tabuleiro, Jogos Tradicionais e uma oficina para famílias. Para quem quiser tirar fotos num cenário vitoriano, o SteamSnap dispõe de acessórios Steampunk.

Na música, o cartaz já anunciado inclui no dia 27 de setembro, Conferência Inferno e Linda Martini, no dia 28, MoonshinersScúru Fitchádu e a 29 de setembro, Ana Lua Caiano.

E porque o Festival Vapor é para Todas as Pessoas, os concertos e o teatro têm tradução para Língua Gestual Portuguesa e o festival está preparado para receber público com necessidades específicas, incluindo crianças. A todo o Vapor urge sonhar e desejar novos futuros, por isso, na edição de 2024, o festival assenta no tema Fantasiar o Futuro. No Festival Vapor, o Entroncamento é a encruzilhada do conhecimento com a diversão.

Toda a informação sobre o programa do Festival Vapor pode ser consultada no link abaixo, no final desta nota.
A colocar na sua agenda de boas-vindas do outono e para, caso ainda não conheça, descobrir o Museu Nacional Ferroviário. •

+ Festival Vapor
+ Museu Nacional Ferroviário

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui      .