Bill Frisell/ Theatro Circo

O compositor e guitarrista Bill Frisell, vencedor de um Grammy, e um dos grandes nomes do jazz da sua geração, regressa a Braga já no próximo fim-de-semana para apresentar Four, trabalho aclamado pela imprensa especializada após o notável álbum em trio de 2020, Valentine. Este novo disco, produzido por Lee Townsend, é uma meditação sobre perda, renovação e amizade, apresentando novas interpretações de originais de Frisell gravados anteriormente e nove novas composições.

O músico chega ao Theatro Circo acompanhado por uma nova linha de amigos musicais, incluindo os companheiros da Blue Note Records, Gerald Clayton (piano) e Johnathan Blake (bateria), e o colaborador de longa data Greg Tardy no saxofone, clarinete e clarinete baixo. O álbum, o terceiro de Frisell pela Blue Note Records, inclui ainda o tema Waltz for Hal Willner, um tributo sincero do músico ao seu amigo desaparecido em 2020, o produtor Hal Willner. Four começa a desenhar-se durante o período de confinamento, momento que se revelou traumático para o guitarrista a nível emocional, mas prolífico quanto à composição pois “agarrei-me à guitarra, e foi ela que me salvou”, revelando Frisell.

Four reflecte o gosto de Frisell pelo género americana e a saturação competente do blues. Mas o que torna este disco intemporal são aspetos menos tangíveis. “O álbum capta este primeiro momento em que estávamos, os quatro, juntos, a tocar estas canções”, diz Bill Frisell no website da editora. “A música é incrível assim, porque nunca mais tocaremos estas canções desta forma. Quando começarmos a tocá-las ao vivo, elas irão mudar.”

No dia 02 de novembro, pelas 21h30, sobe a palco a guitarra elétrica Bill Frisell acompanhada pelo saxofone tenor e clarinete de Greg Tardy, pelo piano e órgão de Gerald Clayton e pela bateria de Johnathan Blake.

A tomar nota. A não perder no Theatro Circo, em Braga, este sábado.

+ Theatro Circo
© Fotografia: Monica Jane Frisell.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui    .