Cistermúsica 2025

Em pleno maio, é tempo de vos trazermos mais uma edição do obrigatório, incontornável e indispensável Cistermúsica. Este ano, para a sua 33.ª edição, o Cistermúsica apresenta-se sob o mote ‘Variações, Impressões e Ilusões’.

O Festival de Música de Alcobaça decorrerá de 27 de junho a 02 de agosto com a apresentação de mais de 50 espetáculos repartidos pelas várias linhas programáticas: programação principal, Júnior e Famílias e Outros Mundos. Esta edição terá como tema Variações, Impressões e Ilusões e, além de alguns dos maiores compositores da história da música erudita ocidental como Bach, Brahms, Puccini ou Mahler, celebrará em particular Ravel, Shostakovich e Palestrina.

Antevendo uma programação com mais de 50 concertos, em 2025 o Cistermúsica assinala incontornáveis efemérides musicais que atravessam séculos de história e uma grande diversidade de estilos. Entre outros marcos, não deixará de celebrar os 500 anos de Giovanni Pierluigi da Palestrina (1525–1594), um dos maiores representantes do Renascimento, passando pelo modernismo marcante de Shostakovich, nos 50 anos da sua morte, até ao impressionismo musical de Ravel.

É precisamente em torno de Maurice Ravel (1875–1937), assinalando os 150 anos do seu nascimento, que gira grande parte do programa desta edição, refletindo as múltiplas ‘Impressões’ do seu legado, que será comemorado em diferentes formatos e expressões artísticas. Ravel será ouvido em vários concertos sinfónicos e de música de câmara — com obras como “Daphnis et Chloé”, “Pavane pour une infante défunte”, “La Valse”, “Concerto para Piano em sol maior”, “Quarteto de Cordas em fá maior”, “Ma Mère l’Oye”, “Le Tombeau de Couperin” e, claro, o incontornável “Bolero”. E será ainda celebrado em Maurice Accompagné, um bailado que combina a música sofisticada de Ravel com o modernismo de Luís de Freitas Branco.

Também em destaque estará Dmitri Shostakovich (1906–1975), em programas que incluem obras como a “5.a Sinfonia”, pela Orquestra XXI ou o “Concerto para Violoncelo n.o1”, pela Jovem Orquestra Portuguesa, com o solista Pavel Gomziakov.

Nesta edição o festival reafirma o seu compromisso com a Música no Feminino, dando visibilidade ao repertório de compositoras como Andreia Pinto Correia (1971–) e palco a intérpretes de excelência, como a soprano Carla Caramujo e a jovem pianista Mariamna Sherling, premiada no Concurso Internacional de Santa Cecília 2023, solistas nos concertos com o Ensemble Mediterrain e Orquestra Filarmónica Portuguesa, respetivamente.

Aliás, a promoção de talentos emergentes continua a ser uma aposta do Cistermúsica, acolhendo orquestras dedicadas à formação e experiência de jovens músicos como a Orquestra XXI, a JOP e a Baltimore Youth Orchestra e agrupamentos como o MAAT Saxophone Quartet e o Quarteto Tágide, ambos vencedores do Prémio Jovens Músicos. Isto, a par de nomes consagrados, de que são exemplo La Grande Chapelle ou o pianista Pedro Burmester, que fará soar as “Variações Goldberg”, de J.S.Bach, naquela que será uma estreia no festival.

De programas intimistas, em espaços de grande beleza arquitetónica, aos grandes concertos na Nave Central e na Cerca, a 33.ª edição reafirma o Mosteiro de Alcobaça como local de peregrinação dos amantes de música, com a capacidade de unir diferentes públicos e expressões artísticas, cruzando géneros, épocas e formatos.

Sem mais demoras, a programação principal:

27/06 · sex · 21h30 – Concerto de Abertura, Messa di Gloria, de G. Puccini – Sinfonietta de Lisboa e Coro Ricercare; Vasco Pearce de Azevedo, direção musical; João Rodrigues, tenor · Armando Possante · baixo.
Mosteiro de Alcobaça · Nave Central.

28/06 · sáb · 21h30 – Variações Goldberg, de J.S. Bach – Pedro Burmester.
Mosteiro de Alcobaça · Claustro D. Dinis

03/07 · qui · 21h30 – Divinum Misterium – Ars Choralis Coeln
Mosteiro de Alcobaça · Sala do Capítulo

04/07 · sex · 21h30 – Suites de Carmen, de G. Bizet – Baltimore Symphony Youth Orquestra; Christopher Cicconi, direção musical; Parceria: Lisbon International Youth Music Festival.
Mosteiro de Alcobaça · Cerca

05/07 · sáb · 21h30 – Ma Mère l’Oye – Orquestra do Algarve; Pablo Urbina, direção musical.
Mosteiro de Alcobaça · Cerca

06/07 · dom · 18h00 – Petit Messe Solenelle, de G. Rossini – Ensemble São Bernardo; João Paulo Santos, direção musical.
Mosteiro de Cós

09/07 · qua · 21h30 – 400 anos da morte de O. Gibbons – Záve – ZêzereArts – Ensemble Vocal; Brian MacKay, direção musical; Apoio: Paróquia de Nossa Senhora da Encarnação da Benedita e Junta de Freguesia da Benedita.
Igreja Paroquial da Benedita

10/07 · qui · 21h30 – Maurice Accompagné; Companhia Paulo Ribeiro.
Cine-teatro de Alcobaça – João D’Oliva Monteiro

11/07 · sex · 21h30 – Canções “A trompa mágica do rapaz”, de G. Mahler – Ensemble Mediterrain; Bruno Borralhinho, direção musical; Carla Caramujo, soprano · André Baleiro, barítono.
Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel · – Salão da Biblioteca

12/07 · sáb · 15h30 – Bach, semper Bach – António Carrilho.
Mosteiro de Alcobaça · Capela do Desterro

12/07 · sáb · 17h00 – Impressões e Ilusões 1 – Quarteto Tágide.
Mosteiro de Alcobaça · Celeiro

12/07 · sáb · 21h30 – Concerto para Piano em sol maior – Orquestra Filarmónica Portuguesa; Osvaldo Ferreira, direção musical · Mariamna Sherling, piano.
Mosteiro de Alcobaça · Cerca

13/07 · dom · 18h00 – Carta Branca a Sérgio Carolino – Color Wheel Ensemble.
Museu do Vinho · Adega dos Balseiros

16/07 · qua · 21h30 – 400 anos da morte de O. Gibbons – Záve – ZêzereArts Ensemble Vocal; Brian MacKay, direção musical.
Aljubarrota · Igreja dos Prazeres

17/07 · qui · 21h30 – 5.a de Shostakovich – Orquestra XXI; Dinis Sousa, direção musical.
Mosteiro de Alcobaça · Cerca

18/07 · sex · 21h30 – O esplendor da Renascença – Officium Ensemble; Pedro Teixeira, direção musical.
Mosteiro de Alcobaça · Refeitório

19/07 · sáb · 21h30 – Redescobrindo Palestrina: O mestre moderno – La Grande Chapelle; Albert Recasens, direção musical; Parceria: Festival Estoril Lisboa.
Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel · Salão da Biblioteca

20/07 · dom · 18h00 – Le Coup de Majesté – Músicas da época do jovem Luís XIV; Le Poème Harmonique; Vincent Dumestre, direção musical.
Mosteiro de Alcobaça · Sacristia

23/07 · qua · 21h30 – Sunrise Mass – Coro da Banda de Alcobaça + Ensemble de Cordas; Rui Carreira, direção musical
Igreja Matriz de Pataias

24/07 · qui · 21h30 – Balada Francesa – Quartzo Ensemble.
Mosteiro de Alcobaça · Claustro da Hospedaria

25/07 · sex · 21h30 – Paula Morelenbaum Bossanova Trio – Paula Morelenbaum · voz e percussões; Ralf Schmid · piano, teclados; Joo Kraus – trompete; convidado especial · António Zambujo.
Mosteiro de Alcobaça · Cerca

27/07 · dom · 18h00 – Impressões e Ilusões 2 – Maat Saxophone Quartet.
Mosteiro de Alcobaça · Celeiro

31/07 · qui · 21h30 – Concerto para Violoncelo n.o 1 – Jovem Orquestra Portuguesa
Pedro Carneiro, direção musical · Pavel Gomziakov, violoncelo.
Mosteiro de Alcobaça · Cerca

01/08 · sex · 21h30 – Bolero – Banda Sinfónica de Alcobaça; Rui Carreira, direção musical.
Mosteiro de Alcobaça · Cerca

A colocar em destaque na sua agenda de verão. A não perder, em Alcobaça! •

+ Cistermúsica

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui     .