Sonic Blast Fest 2025

A 13.ª edição do Sonic Blast Fest volta à Praia da Duna dos Caldeirões, em Âncora, de 07 a 09 de agosto e apresenta agora o cartaz completo já com a divisão por dias delineada.

Já é possível olhar para o cartaz do Sonic Blast como uma entidade completa e ver a divisão dos nomes por dias, para quem pretende comprar bilhetes diários (disponíveis a partir de agora).

O grande destaque vai para os Witchcraft (o cabeça-de-cartaz que faltava), mas também aos Heavy TripMAQUINA., Inhuman NatureSunflowersNagasaki SunriseBW e Capela Mortuária. Também o habitual warm up, que terá lugar no dia 06 de agosto, já está totalmente preenchido. A maior surpresa será o set extra com os Castle Rat, como headliner do arranque do festival, a adicionar ao concerto de dia 09 que já estava na mira. O warm up completa-se com os britânicos Nerve Agent, o punk rock dos skaters Overcrooks e um DJ set dos The Heavy Brothers para abrir as hostilidades.

Os Witchcraft regressam à actividade depois de hiato prolongado no seu 25.º ano de existência com o novo álbum ‘IDAG’, editado há poucas semanas. Uma obra triunfal, quase um culminar de todas as direcções para onde os Witchcraft se viraram até hoje, estes suecos encabeçam o alinhamento do dia 08 de agosto no Sonic Blast

Do Canadá os Heavy Trip, cujo heavy psych tomou contornos delirantemente aquáticos com o seu mais recente ‘Liquid Planet’, o segundo álbum de um grupo que têm dado que falar dentro de um dos quadrantes estilísticos mais “tradicionais”, digamos assim, que o Sonic Blast engloba. Os britânicos Inhuman Nature, trazem também o seu álbum mais recente – ‘Greater Than Death’ – já visto como um dos melhores álbuns de crossover do ano até agora.

Foi com os acima mencionados que o Sonic Blast completou o périplo internacional dos nomes adicionados ao cartaz, ficando só a faltar falar do contingente nacional que tem os MAQUINA de forma inevitável, dado o sucesso que a banda lisboeta tem tido. Uma máquina de dança de peso inusitado, são já uma proposta diferente de qualquer outra e vão sem dúvida pôr toda a gente aos saltos. Com a transpiração profusa do punk rock distorcido dos Sunflowers, o bélico metalpunk dos Nagasaki Sunrise, o punk/hardcore vibrante dos BØW e o thrash rasgado dos Capela Mortuária fica assim definida a armada nacional que vai tomar de assalto o Sonic Blast.

É portanto com imenso orgulho e entusiasmo que vos damos a lista final de bandas para o Sonic Blast Fest (+ warm up) 2025: Molchat Doma, Circle Jerks, Witchcraft, Earthless, Fu Manchu, Amenra, Emma Ruth Rundle, King Woman, Monolord, Heavy Trip, MAQUINA., Chalk, Ditz, King Buffalo, Slomosa, Messa, My Sleeping Karma, Castle Rat (x2!), Dopethrone, JJUUJJUU, Inhuman Nature, Dead Ghosts, Patriarchy, Gnome, The Atomic Bitchwax, Dame Area, Spoon Benders, Witchthroat Serpent, Vinnum Sabbathi, Tō Yō, Daevar, Sunflowers, Nagasaki Sunrise, B∅W, Capela Mortuária, Daily Thompson, Nerve Agent, Overcrooks.

O festival tem lugar nos dias 07, 08 e 09 de agosto de 2025, e o warm up no dia 06. Como sempre, o Sonic Blast Fest será marcado pelos seus elementos principais: praia, campo, rio, pinhal e riffs. Para consultar o programa detalhado por dias e horários, é seguir o link no final desta nota. Para quem gosta de música bem sonora, eis um festival a ter na mira. •

+ Sonic Blast Fest
© Fotografia: Fu Manchu, DR.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui      .