A música setecentista regressa ao Palácio Nacional de Queluz sob a direção artística de Massimo Mazzeo. Falamos do Ciclo de Carnaval da Temporada de Música – Tempestade e Galanterie, composto por seis concertos agendados para março, protagonizados por grandes nomes da música nacional e internacional e pelo pianoforte Clementi do palácio, instrumento musical que esteve votado ao silêncio durante anos. Vamos ouvir?
O primeiro encontro está marcado para sábado, dia 8 de março, com o pianista Ronald Brautigam, nome de referência da atualidade, que tocará o histórico pianoforte Clementi do Palácio de Queluz, inaugurando-o com obras de Mozart e Clementi.
Khristian Bezuidenhout, pianistas de renome internacional, também tocará o pianoforte Clementi, com destaque para a obra de Bach, assinalando os 300 anos do seu nascimento, a 12 de março.
A 22 de março chega a vez do concerto do reconhecido pianista Alexander Lonquich tocar o pianoforte Clementi, acompanhado pelo famoso violoncelista Christophe Coin. Em cena estão Beethoven e Bach.
A Sala da Música do Palácio Nacional de Queluz recebe, a 28 de março, os Thalia Ensemble, formados por músicos de vários países, que irão apresentar uma curiosa composição de Quintetos para Sopros e Pianoforte.
A encerrar o Ciclo de Carnaval, a 29 de março, Pedro Burmester (interpretando Mozart no pianoforte Clementi) e a Divino Sospiro tocam juntos pela primeira vez.
No alinhamento do programa consta, ainda, um workshop de Cartas Musicais (55 euros), agendado para 15 e 16 de março, o qual inclui música, dança e jogos de salão como nos finais do antigo regime, acompanhado por um concerto encenado. Também a 16 de março acontece uma Assembleia em Queluz, com bailes, jogos de salão e repertórios instrumentais, onde será recriado o espírito das assembleias de Lisboa no final do século XVII, com concertos, bailes e jogos de cartas.
O preço dos bilhetes, à venda nos locais habituais, online e nas bilheteiras sob gestão da Parques de Sintra, é entre os 15 e os 20 euros (10 euros para estudantes). Se pretende mais informações, faça-o através de comercial@parquesdesintra.pt ou do 219 237 300. A ir. •
+ www.parquesdesintra.pt
© Fotografia: João Pedro Rato