Joana Vasconcelos expõe em Estocolomo e Nova Iorque

Na Baroque, a exposição coletiva interdisciplinar que inaugura hoje, dia 4 de abril, no Kulturhuset Stadsteatern, em Estocolmo, a artista plástica Joana Vasconcelos apresenta Volupta, ao lado da já tão conhecida Perruque.

Composta por azulejos e gárgulas Viúva Lamego, e croché de lã, feito à mão, Volupta, criada especialmente para a Baroque, é da autoria de Joana Vasconcelos, que participa nesta mostra dominada por obras de ícones do Barroco também com Perruque, a escultura-peruca-mobília concebida para o quarto de Marie Antoinette, em Versalhes, ao lado de artistas contemporâneos dos quatro cantos do mundo, entre os quais constam o português Vasco Araújo bem como Vik Muniz, Adriana Varejão, Cristina Lucas, Lida Abdul, John Coplans, Isaac Julien, Alberto García-Alix,Candida Höfer, Makode Linde, Andres Serrano, Cindy Sherman, Sam Taylor-Johnson e Juergen Teller. A repseito do século XVII, este é representado por Rembrandt van Rijn, El Greco, Georges de La Tour, Bartolomé Esteban Murillo, Francisco de Zurbarán, entre outros. A exibição pública de obras de arte organizada em colaboração com o Nationalmuseum, também da capital da Suécia, está patente até 19 de outubro e 2014.

Entretanto, a artista plástica portuguesa participa no evento que, desde o passado dia 1 de abril de 2014 até 26 do mesmo mês, invade e cidade de Nova Iorque com mais de 250 esculturas em forma de ovo gigante. Falamos da The Fabergé Big Egg Hunt, uma ação de angariação de fundos que reúne esculturas-ovo criadas por artistas, designers, arquitetos e fotógrafos de renome e em relação à qual desafia o público encontrar todos os ovos. Portanto, se está na cidade que nunca dorme entre na brincadeira, pois estão prémios Fabergé em jogo. O evento termina com um leilão cuja receita reverterá para as organizações Elephant Family e Studio in a School. •

+ Joana Vasconcelos
+ Kulturhuset Stadsteatern
+ The Fabergé Big Egg Hunt
© Fotografia: Luís Vasconcelos (cortesia Unidade Infinita Projectos) / Château de Versailles
Perruque, 2012 / madeira de vinhático, embutidos em ébano, latão banhado a ouro, goma laca, cera, cabelo sintético e natural, ferro (298 x Ø 124 cm) / Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (FRESS), Lisboa (obra produzida com a colaboração da FRESS)

 

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.