O nome Gardunha já é um mistério para os estudiosos. Isso descobrimos depois de uma palestra no “Gardunha Fest. 2014”. Também não imaginávamos que havia fenómenos inexplicáveis na Serra da Gardunha como luzes e aparições não identificáveis. A temática do festival “Paranormal” caiu como uma luva.
Decorreu nos dias 10 e 11 de maio, a 2.ª edição do Gardunha Fest., um festival de curtas metragens sobre o tema “Paranormal”. Entre 17 filmes a concurso, nas categorias de Ficção, Animação e Documentário, o filme preferido do público, coincidiu com a decisão do júri na categoria Ficção: “O Homem que remava o barco”, de Bruno Rosa. Na categoria Documentário venceu “Nazaré, terra de milagres”, de Pedro Santasmarinas, enquanto que na categoria Animação o vencedor foi o filme “Paths of light”, de Nelson Fernandes.
Destaque ainda para “M is for macho”, de José Pedro Lopes, e “E.N. 13”, de Alexandre Leonardo, distinguidos com Menções Honrosas.
Para além das 17 curtas exibidas, houve palestras com estudiosos conhecedores da região, conferências sobre cinema e fotografia e projeções de filmes com música ao vivo.
Tempo ainda para um workshop e uma caminhada para conhecer um pouco mais sobre os mistérios e a beleza da região.
O festival, organizado pela Histérico – Associação de Artes, em parceria com o município do Fundão, reuniu a comunidade e pessoas de fora, para apreciarem e valorizarem a cultura, e descobrirem alguns segredos da Gardunha. •
+ Gardunha Fest.
© Texto e ilustração sobre foto: Andrea Ebert / Ricardo Junqueira (representantes da Mutante no Gardunha Fest.).