No ano em que se celebra o centenário da construção da primeira câmara por Oskar Barnack, a Leica apresenta o sistema T, o quarto da sua história. De recordar que até hoje, a Leica lançou apenas os sistemas, M, S e R (este último já não é produzido).
A nova Leica T, cujo lema de criação foi “a perfeição é a simplicidade” é fabricada a partir de um único bloco de alumínio, em Famalicão (Portugal), com materiais de alta qualidade utilizando técnicas inovadoras e de precisão. Desenhada em colaboração com a AUDI design, a câmara segue as tradicionais linhas da marca com superfícies lisas e mínimalismo formal.
Este modelo, é o primeiro da Leica com wi-fi integrado facilitando a transferência de imagens e vídeos para um smartphone, tablet ou computador, podendo ser compartilhados nas redes sociais. Uma aplicação gratuita da Leica T para dispositivos iOS já está disponível.
A nova Leica T não vem só
Para acompanhar a câmara nos mais diversos momentos fotográficos, a marca criou autênticas linhas de acessórios, disponíveis em quatro cores – amarelo melão, vermelho alaranjado, preto e branco. Com a entrada da Leica T no mercado, anunciada para o dia 26 de maio de 2014, estarão, inicialmente, disponíveis duas objetivas:
• A Leica Vario-Elmar-T 18-56 mm, f/3.5-5.6 ASPH, ideal para experiências criativas com várias perspetivas e distâncias focais;
• E a Leica Summicron-T 23mm f/2 ASPH, com uma lente focal equivalente a 35 mm no formato full-frame oferece uma distância focal verdadeiramente clássica da marca, ideal para fotografias de reportagem.
Algumas das características técnicas da Leica T a destacar são: o sensor de imagem CMOS APS-C (23.6 x 15.7 mm) com 16.3 MP efectivos; a memória interna de 16 Gb; o suporte para cartões de memória SD/SDHC/SDXC; e o visor táctil TFT LCD de 3.7″. •
+ Leica