Antonio Citterio & Iittala

A criatividade de Antonio Citterio uniu-se à marca finlandesa Iittala e o resultado pode estar na sua mesa com Antonio Citterio’s Collective Tools.

Novas peças e pequenas alterações em peças existentes são, aqui, grandes notícias para quem aprecia uma mesa com design de excelência e bem receber os convidados. Citterio desenhou, originalmente, esta coleção em 2000 com a intenção de criar utensílios de servir práticos e atrativos, ao mesmo tempo.

Desde então, esses utensílios ainda estéticos e ergonômicos têm recebido excelente críticas pois não são apenas uma extensão de um conjunto de talheres, mas sim uma coleção autónoma projetada com uma função e forma clara, com cada peça a adequar-se, perfeitamente, ao seu propósito. Antonio Citterio’s Collective Tools é, na verdade, uma caixa de ferramentas essencial para uma mesa que prime pelo bom design. As três novas peças são: faca de manteiga – idealizada para ser utilizada numa tábua de queijos em conjunto com o cortador de queijo, mas também isoladamente, claro; colheres de servir de diferentes tamanhos – a colher de servir original, mais antiga, é a peça mais vendida desta coleção, e agora está acompanhada de mais dois tamanhos – uma colher pequena, perfeita para doces, hummus, cremes, etc, e uma colher maior ideal para sopas, guisados ​​ou ponche. As alterações referidas no início foram feitas às seguintes três peças existentes: espátula para bolo – tem uma pá mais para torná-lo mais fácil de pegar as peças de tamanho mais generosas; faca e cortador de queijo – mudanças ergonómicas foram feitas tornando mais fácil de cortar os queijos mais cremosos e os curados.

Design depurado e sofisticado a que Citterio já bem nos habitou para tornar a sua mesa irrepreensível ao olhar e à funcionalidade. Que tal, combinamos um lanche para testar?  •

+ Antonio Citterio
+ iittala