Leka-Leka ao jantar / Lisboa

Dois anos depois, o restaurante Leka-Leka, em Lisboa, abre também as portas à hora do jantar, para os comensais que tanto apreciam um repasto descontraído.

O “sucesso” da hora do almoço, de segunda a sexta, e a constante incentivo de amigos e clientes serviram de mote para a dupla Isabel do Carmo e Philipp Durnholz abrirem as portas do Leka-Leka à sexta e ao sábado, para o jantar. Porém, e tal como acontecia até ao momento, o restaurante lisboeta, de traço depurado, muito confortável e com um ambiente informal, continua aberto à noite para grupos.

A ementa, pautada pela cozinha portuguesa contemporânea, apresenta diferenças em relação aos almoços, pois o repasto da noite confere uma maior liberdade para criar a Philipp Durnholz, um autodidata na cozinha, onde também está Diogo Lacerda, ao fim de semana. Mesmo assim, existem pratos que insistem a permanecer na carta, como o Bacalhau fresco com chouriço, um prato de Olhão, onde Philipp Durnholz viveu a partir dos seis anos, ou o Hambúrguer de picanha no bolo do caco.

Vamos à ementa? Pois bem, começamos pelo couvert, pois tem uma manteiga de açafrão deliciosa. Na entrada a escolha recai nas endívias com queijo de cabra e maçã, combinações que batem certo nestas noites de calor. Depois, o Salmão com cuscuz e molho teriyaki, uma fusão de sabores convertido num desafio ao palato, e os Lombinhos com risotto de cogumelos selvagens, que fizeram as honras da casa, seguidos da sobremesa, uma dupla protagonizada pelas delícias do doce do Bolo de chocolate com morangos e chantilly e do Cumble de maçã com gelado.

Sobre os néctares de Baco, Isabel do Carmo realça a importância da aquisição direta ao produtor, como o Feitoria tinto 2011, um vinho do Douro, ou o Da Franca branco 2012, da região de Lisboa, duas excelentes recomendações para um repasto mais demorado.

Agora o nome: Leka-Leka. Palavra oriunda de “lecker-lecker”, expressão que os alemães – Philipp Durnholz é de origem alemã – usam quando a comida é boa. E é mesmo! No n.º 93 E-F da rua Tomás Ribeiro, em Lisboa. Bom apetite! •

+ Leka-Leka
© Fotografia: João Pedro Rato