Elevador de Sta. Justa / 112.º aniversário

Inaugurado a 10 de julho de 1902, hoje, um dos Ex-libris da Baixa lisboeta celebra 112 anos de vida.

O Elevador do Carmo ou, como quase desde sempre é chamado, Elevador de Santa Justa, hoje propriedade da CARRIS, foi projetado pelo Engenheiro Raul Mesnier du Ponsard, e era, na origem, propriedade de uma empresa especialmente criada para a sua construção e exploração, a Empresa do Elevador do Carmo. É um elevador que liga a Rua do Ouro e a Rua do Carmo ao Largo do Carmo e constitui-se num dos monumentos nacionais mais emblemáticos.

Os trabalhos para a sua construção tiveram início em 1900, com a remoção de terras nas escadinhas de Santa Justa e o seu momento mais marcante, no dia 31 de agosto de 1901, quando, por sistema de alavanca, em poucas horas, foi feito o lançamento do passadiço sobre a Rua do Carmo, destinado a estabelecer a ligação entre o topo do Elevador e o Largo do Carmo. Também nesse dia e igualmente importante para o quotidiano e desenvolvimento da cidade foi a inauguração, pela CARRIS, do serviço de carros elétricos.

Inicialmente o Elevador utilizava o vapor como força de tração só em 1907 se procedeu à eletrificação do sistema. Em fevereiro de 2002, tal como sucedeu com os Ascensores do Lavra, da Glória e da Bica, também eles propriedade da CARRIS, o Elevador do Carmo foi classificado como Monumento Nacional. Para mais saber sobre a história desde elevador, para além de uma visita ao local imperativa, é fazer uma visita ao Museu da CARRIS, na Rua 1.º de Maio 101-103, em Lisboa, (o Museu está aberto das 10.h00 às 17h00; encerrado ao sábado para almoço das 13h00 às 14h00, e domingos e feriados).

E para celebrar o aniversário de centenário Elevador, a CARRIS irá desenvolver um conjunto de iniciativas que passarão pelas redes sociais e atuações no local. Hoje, nas páginas de Facebook da CARRIS e do Museu da CARRIS será disponibilizada uma imagem alusiva ao aniversário do Elevador, sendo que a quem apresentar essa imagem na bilheteira do Museu da CARRIS e na compra de dois bilhetes será oferecida a segunda entrada no Museu (apenas válida para o dia 10 de julho). A CARRIS assinalará, ainda, este dia com uma atuação, no Elevador de Santa Justa, da Orquestra Ligeira da CARRIS no Miradouro, que decorrerá às 15h30… que faz hoje à tarde?

Um monumento a conhecer e visitar, em Lisboa. Parabéns ao Elevador de Santa Justa pelos seus 112 anos!   •