Há uma Livraria do Desassossego em Lisboa

A história pertence a um norueguês, que traz um conceito diferente de um espaço de venda de livros à cidade do poeta Fernando Pessoa.

Mas vamos diretos ao assunto: A Vida Portuguesa, no mui lisboeta Chiado, compromete-se a entregar a zona de livraria à edição de Jerónimo Pizarro desta obra de Fernando Pessoa para a Tinta da China, entre as 10 horas de amanhã, dia 2 de julho, e as 20 horas de domingo, dia 6. Falamos da Livraria do Desassossego, um conceito criado por Christian Kjelstrup, editor norueguês, que repete a iniciativa de uma livraria pop-up em homenagem ao que considera como sendo a melhor obra literária de todos os tempos: o “Livro do Desassossego”.

Mas falemos da história que deu origem a ideia de implementar a primeira livraria no mundo inteiro a vender um único título. Aconteceu em março deste ano, em Oslo, quando Christian Kjelstrup pensou em criar um espaço comercial temporário reservado, exclusivamente, ao livro de Fernando Pessoa. Ato que se revelou um sucesso: a livraria fecha com 1600 exemplares vendidos. Como se não bastasse, Christian Kjelstrup organizou, ainda, uma Leitura do Desassossego num estádio com 700 pessoas, com cachecóis, como manda o figurino, os quais ostentavam “Pessoa”, o que valeu a reedição do “Livro do Desassossego” na Noruega, tornando-o num best-seller naquele país. Assim surge a oportunidade de trazer a Livraria do Desassossego à cidade das sete colinas e do poeta português, sendo a receita das vendas entregues a um projecto de solidariedade cujo objetivo consiste em levar jovens carenciados a Oslo.

Curiosos? O melhor é passar no n.º 11 da rua Anchieta, em Lisboa, entre os dias acima referidos. Boas leituras. •

+ A Vida Portuguesa
+ Livraria do Desassossego