O romantismo na Pena / Sintra

A poética Sintra tem um dos mais belos castelos da Europa: o Palácio Nacional da Pena. Um excelente pretexto para (re)visitar a jóia que é fruto da criatividade de D. Fernando e celebrar o Dia de São Valentim no Jardim e Chalet da Condessa d’Edla.

A European Best Destinations aclama o romântico Palácio Nacional da Pena (Mutante 16 • pág. 16), erigido na magnificente serra de Sintra, no século XIX, pelo rei consorte D. Fernando II, de seu cognome “O Rei-Artista”, como o castelo mais belo da Europa atribuindo-lhe o primeiro lugar numa lista de 15 castelos europeus. E do alto vislumbra-se o casario de Sintra e o Atlântico, sendo seu o Salão Nobre, na noite de 14 de fevereiro, palco do último serão do ciclo “Serões Musicais no Palácio da Pena” (para ler aqui), marcado para as 21 horas, destinado a todas as gerações (a partir dos seis anos). O valor do bilhete é de 10 euros.

Em redor da sua altivez, a paisagem envolvente zela uma infinidade de espécies botânicas trazidas, há quase dois séculos, dos quatro cantos do mundo, e que se estendem, deslumbrantes, ao jardim que abraça o mui romântico Chalet da Condessa d’Edla (Mutante 12 • pág. 80). Um refúgio de verão de D. Fernando II, fruto do romance do rei consorte e Elise Hensler, cantora lírica de origem suiço-alemã que, mais tarde, viria a receber o título de Condessa d’Edla e, por conseguinte, o lugar perfeito para celebrar o Dia de São Valentim, com uma visita guiada ao Jardim e ao Chalet da Condessa d’Edla, integrandos na Paisagem Cultural de Sintra, classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade desde 1995. O preço do bilhete é de 13,5 euros (bilhete de entrada 8,5 euros + suplemento de visita guiada 5 euros), tendo em conta que a visita ao jardim depende das condições meteorológicas.

Aos mais românticos, relembramos que, no Parque da Pena, os passeios de charrete proporcionam uma verdadeira viagem no tempo entre o Vale dos Lagos e o Chalet da Condessa d’Edla, passando pela Quinta da Pena e o Jardim da Condessa d’Edla. O percurso pode ser livre ou acompanhado por um guia especializado, que contará as estórias do parque e dos seus criadores, falará das espécies botânicas e dos animais que o habitam, assim como dos edifícios históricos e dos recantos do jardim. O passeio conta com a duração de uma hora e o valor é de 75 euros (suplemento ao bilhete para o Parque da Pena).

Em relação às duas últimas atividades, é necessário fazer marcação prévia para comercial@parquesdesintra.pt ou através do 219 237 300.

Agora, é esperar que esteja sol. •

+ Parques de Sintra
© Fotografia: João Pedro Rato

Para partilhar com os amigos