Memórias Musicais de um Palácio / Sintra

Único ciclo nacional de música medieval e renascentista chega a Sintra, no próximo mês de junho, com um programa de excelência que vai querer ter na sua agenda.

De 5 a 27 de junho, a Parques de Sintra e o Divino Sospiro – Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal (DS-CEMSP) apresentam o ciclo de música medieval e renascentista “Reencontros – Memórias Musicais de um Palácio”, no Palácio Nacional de Sintra (Pátio Central, Sala dos Cisnes e Sala dos Brasões). Este ciclo surge integrado na decisão da Parques de Sintra de dinamizar os Palácios sob sua gestão, e da parceria com o Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal, a que se junta o objetivo louvável de preencher uma lacuna ao nível da música medieval e renascentista, dado que não existe nenhum ciclo musical nacional centrado neste tipo de repertório.

Sete Lágrimas © Renato Silva.

A programação deste ciclo relaciona-se com as épocas áureas do Palácio Nacional de Sintra – medieval e renascentista -, e pretende revisitar o Palácio através da sua memória musical, recriando o imaginário sonoro que o terá habitado durante o período em que este era um espaço de eleição da Família Real Portuguesa. Foram escolhidas três linhas temáticas como fio condutor e inspirador da programação não sendo, no entanto, estanque a sua ligação direta a cada um dos concertos, e acontecendo várias vezes as mesmas cruzarem-se e convergirem: a memória árabe, o património musical português e a herança cosmopolita franco-flamenga. Viajar na história através da música, uma viagem que deve fazer.

A memória árabe está presente tanto no património material como imaterial do Palácio: na sua edificação num local onde há relatos da existência de um castelo árabe e nos detalhes arquitetónicos de inspiração mudéjar (quem não tem presente e.g., na memória visual, os magníficos azulejos?) que nos rodeiam ao longo do edifício, quer na influência no património artístico da Península Ibérica no qual houve uma natural assimilação dessa mesma influência e do qual o Palácio terá sido naturalmente palco. Na música esta presença é visível tanto no repertório sacro como no profano, como será possível ouvir no programa apresentado pela “Capella Sanctæ Crucis”. No concerto conjunto de “La Capilla” e Ensemble “Delgocha”, viajamos a um espaço musical árabe mais longínquo e alargado, com um encontro entre música da Pérsia e polifonia flamenga. Arquitetura e música… já Goethe dizia que “Arquitectura é música petrificada”. Uma aliança natural.

© Capriccio Stravagante.

Os concertos dedicados ao património musical português trazem, até si, programas muito diversificados e abrangentes de entre o repertório deste período, do qual existe ainda muito a explorar. O Ensemble Vocal “Officium” apresenta um programa daquele que é eventualmente o repertório português mais conhecido e valorizado, a polifonia renascentista e os “Sete Lágrimas” revisitam as Cantigas d’amigo de Martim Codax. A música franco-flamenga medieval e renascentista era uma presença transversal a todo o espaço erudito Europeu, caracterizando-se pelo seu cosmopolitismo tanto através da circulação do repertório como também pela presença de músicos flamengos nas várias cortes europeias. Portugal não foi exceção, como sabemos através das poucas fontes sobreviventes. Os concertos do “Capriccio Stravagante”, do “Tasto Solo” e de “La Capilla” dão-nos a conhecer algum deste repertório, assim como também a articulação e disseminação do mesmo no espaço europeu.

Os concertos terão lugar todas as sextas-feiras e sábados do mês de junho: às sextas-feiras haverá um concerto comentado (14h30), uma conferência (20h00) e um concerto noturno (21h30); aos sábados terá lugar um concerto aperitivo (12h00) e um concerto noturno (21h30). Eis o programa para que melhor organize a sua agenda musical:

Bilhetes à venda nas bilheteiras da Parques de Sintra, online, na FNAC, Worten, El Corte Inglés, MEO Arena, Media Markt e Postos de Turismo de Sintra e Cascais. Este ciclo musical é para M/6 anos. A ir, em Sintra! •

Palácio Nacional de Sintra
© Fotografia de destaque: Palácio Nacional de Sintra, PSML Angelo Hornak.

Partilhe com os seus amigos: