Casa Independente / Junho’15

No mês em que chega o verão e das Festas de Lisboa, a Casa Independente (Largo Intendente 45) apresenta um programa cheio e vário para quem tem nesta casa um ponto de passagem obrigatório, em Lisboa.

Do todo, há quatro momentos em destaque. Começando pelo início, Missy e Daniel, australianos, encontraram nos Ginger & The Ghost o veículo para concretizarem todas as suas fantasias sonoras e visuais. Com a sua pop futurista e fantasista têm vindo a gerar um burburinho suficiente para a Casa acreditar que serão um dos nomes mais do que celebrados nos próximos tempos. Até que o disco de estreia chegue, vai-se celebrando a intensidade das suas actuações ao vivo.
Seguindo em frente no calendário, Jack Name é uma figura marcante do underground musical mais pujante de Los Angeles da última década e pouco. “Culto, exótico e misterioso“, descrito por Tim Presley (dos White Fence nos quais Jack militou) como um “génio teimoso”, o compositor, intérprete e produtor colaborou ao longo dos anos com pares ilustres como Ariel Pink, Nora Keyes, Cass McCombs, Don Bolles (dos Germs) e muitos outros. Depois da edição de “Light Show”, editado na GOD? Records de Ty Segall, lançou, no início deste ano, o novo “Weird Moons”, na Castle Face de John Dwyer (Thee Oh Sees). A Lisboa, vem numa estreia em formação trio clássico desta “música urbana não regimentada mas totalmente afinada com o nosso tempo“. Na primeira parte, os Iguanas, unidade manetrónica de Leonardo Bindilatti e Lourenço Crespo, “provavelmente a equação de ritmos & blues mais desprendida, potente e vital em cima de um palco hoje em dia em Lisboa“.
A meio do mês, de 17 a 21 de junho, o Largo do Intendente e a Freguesia de Arroios recebem mais uma edição do Lisboa Mistura, a grande festa intercultural que se insere nas Festas de Lisboa e que privilegia o encontro e troca de experiências de diferentes quadrantes e geografias. Há encontros gastronómicos, palestras, debates e concertos. E há a festa até mais tarde, na Casa, com o concerto Jazzopa – seis jovens músicos de Jazz da Universidade Lusíada de Lisboa e 2 MCs da OPA – Oficina Portátil de Artes encontram-se para, juntos, reinventarem o jazz e o hip hop, os seus cruzamentos e misturas e DJ sets de três dos mais entusiasmantes e exóticos nomes da cena lisboeta: Dj Marfox, DJ LadyGBrown e DJ Johnny.
Quase no fim, habitual encontro de fim de tarde de domingo com os They’re Heading West é, em Junho, substituído por um encontro de início de noite a uma quarta-feira. Mas como, também, habitual, não estarão sozinhos. A convidada do mês de Junho é muito especial pois ela faz parte da família They’re Heading West. Madalena Palmeirim, a vocalista e multi-instrumentista dos Nome Comum que acabou de editar o EP de estreia em nome próprio “Mondays” – colecção dos melhores temas que foi editando a cada duas segundas-feiras de 2014. E porque Madalena até já substituiu, em tempos, Mariana nos They’re Heading West e porque os They’re Heading West participam no EP de Madalena, espera-se uma noite de ainda mais cumplicidades e afectos.
E para encerrar o mês de junho, o funaná vai continuar a queimar na Casa com os concertos dos Fogo-Fogo. Os cinco dos ritmos quentes de Cabo Verde regressam com uma missão: percorrer os clássicos de maneira a que os clássicos percorram todos os que estiverem no salão de baile. Francisco Rebelo (baixo), João Gomes (teclas), Márcio Silva (bateria), Danilo Lopes (vozes/guitarra) e David Estevas Pessoa (vozes/guitarra) prometem eletricidade tropical em jeito de celebração do verão.

Tudo bons momentos que se avizinham. Eis o programa detalhado, para colocar na sua agenda sonora:
05/06, 23h00 – Camboja Selecta (DJ Set).
06/06, 23h00 – Mãe Dela (DJ Set).
07/06, 19h00 – Ginger and the Ghost (concerto).
09/06, 23h00 – Pedro Marques (DJ Set).
11/06, 22h00 – Jack Name + Iguanas (concerto).
12/06, 22h00 – Quim Albergaria (DJ Set).
17/06, 23h00 – AFTER PARTY LISBOA MISTURA ’15 Jazzopa (concerto).
18/06, 23h00 – AFTER PARTY LISBOA MISTURA ’15 Dj LadyGBrown (DJ Set).
19/06, 23h00 – AFTER PARTY LISBOA MISTURA ’15 Dj Marfox (DJ Set).
20/06, 23h00 – AFTER PARTY LISBOA MISTURA ’15 Dj Johnny (DJ Set).
24/06, 22h00 – They’re Heading West convidam Madalena Palmeirim (concerto).
26/06, 22h00 – Evento de apresentação da nova direcção do CENA – Sindicato dos Músicos, Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual.
27/06, 23h00 – Fogo-Fogo.

+ Casa Independente
© Imagem: cartaz de divulgação.

Partilhe com os seus amigos: