Koi & Cervantes / LZF

Duas novas luzes, únicas e de uma originalidade muito bem conseguida, pela espanhola LZF Lamps: Koi e Cervantes. Duas luzes para ambientes distintos que representam a primazia do desenho, o domínio da técnica.

Koi é uma enorme carpa feito de luz e madeira, uma estrutura de luz espetacular, meio-lâmpada, meio-escultura. Imaginada, desenhada e criada por Inocuo The Sign & LZF. A inspiração para esta original peça nasceu da ideia de um sistema de madeira entrelaçado onde surgem transparências quando se liga a luz. O sistema, que consiste na sobreposição de finas ripas de madeira, como se fossem escamas, é chamado o “Koi Fabric”, utilizado para criar paredes iluminadas. O resultado é esta peça artesanal, impressionante, com mais de três metros de comprimento. Koi consiste numa armação de madeira, construída com técnicas tradicionais, que suporta a pele, feitas de várias dezenas de pequenas peças de folheado de madeira. Para resolver o problema estrutural – como deve imaginar é complexo todo o esqueleto de Koi – Manolo Martin (artesão afamado que cria volumes com tiras de madeira) recorreu a varetas, uma técnica tradicional, que praticamente desapareceu. As varetas são finas tiras de madeira que podem ser dobradas, para criar todos os tipos de formas. A qualidade do trabalho de Martin é especialmente visível nos detalhes da cabeça, cauda e barbatanas. Dentro, Koi é tecnologia LED e tem dois sistemas de controlo independentes para regular a intensidade da luz, por meio de dispositivos Bluetooth – artesanato e tecnologia lado-a-lado sem entraves. Koi é o resultado de cinco anos de de pesquisa e trabalho, e hoje, em 2015, Koi finalmente brilha com sua própria luz. Um projeto arriscado, ambicioso e emocionante, que exigiu o melhor do laboratório LZF. É hora de desfrutar Koi. Já imaginou Koi num espaço ligado aos nossos mares?

Cervantes, pelo designer alemão Burkhard Dämmer para LZF, é-nos apresentado como um candeeiro de parede, de teto ou de suspensão. Este novo design, em linha com a tradição da treliça, é realizado com tiras de laminado de madeira que se orientam em várias direções, criando um efeito côncavo impressionante. Então, qual é a ideia por trás da nova lâmpada Mr Burkhard? “… I wanted to imitate the winding effect of ruffs, the neck ornaments used during the baroque period, often seen in old paintings depicting famous people, such as Miguel de Cervantes himself. The exceptional malleability of the wood veneer allows me to mimic the ruff pattern to create a unique diffuser. To complete the prototype, I chose a circular, embossed luminaire shaped as a concave lens, on which the wood veneer strips rest. An LED system is used as a backlight behind the wooden strips, providing a lamp of ever-changing shades”. Elegância na sofisticação de um design depurado, onde é claro o porquê do nome, em jeito de homenagem ao imenso autor espanhol: Cervantes.

Dois candeeiros, para ambientes bem distintos, que representam design de excelência na iluminação do espaço. A conhecer. A ter. •

+ LZF

Partilhe com os seus amigos: