24ª Edição Jazz no Parque / Serralves

Em 2015 o Jazz volta ao Parque de Serralves, no Porto. Nesta 24ª edição do Jazz no Parque, com programação a cargo de Rui Eduardo Paes, sobem ao palco os projetos I.Overdrive Trio, Alberto Conde Human Evolution Music Project e o Quarteto de Hugo Carvalhais, sendo este último uma estreia absoluta.

Depois de anunciarmos o cartaz do QuebraJazz, em Coimbra, e do MEO Out Jazz, em Lisboa, é tempo de dar espaço ao Jazz, ao ar livre, no Porto, nos dias 5, 12 e 19 de Julho, sempre às 18h.

© Alberto Conde – Human Evolution Project Music.

A abrir, dia 5 de Julho, o I.Overdrive Trio vai apresentar a sua própria interpretação das canções de Syd Barrett, um dos fundadores do grupo de rock Pink Floyd. Além disso, Gordiani, Gaudillat e Tocanne, membros do I.Overdrive Trio, compuseram temas próprios, sempre com Barrett como fonte de inspiração. A música resultante está entre o jazz e o chamado pós-rock, com o tipo de ambiências próprio do psicadelismo.

No domingo seguinte, 12 de Julho, o Human Evolution Music Project de Alberto Conde vai equacionar o jazz com a tradição clássica indiana e com a música popular da Galiza, num projeto conotado com o chamado world jazz. Este projeto do pianista e compositor galego Alberto Conde e do mestre indiano do sitar Shakir Khan parte da constatação de que os continentes europeu e asiático são, afinal, um e o mesmo, dados os aspetos comuns que se encontram na música tocada a Ocidente e a Oriente. É jazz e música hindu (e os sons da tradição popular da Galiza, que sempre esteve presente na escrita de Conde) que se ouvem no Human Evolution Project, com o português José Valente como convidado especial na viola de arco e o invólucro eletrónico do DJ B.O.U.L.E.

© I.Overdrive Trio.

Finalmente, a 19 de julho, uma estreia absoluta. Já considerado um dos mais importantes músicos de jazz portugueses, apesar de só recentemente ter surgido em cena, Hugo Carvalhais tem conquistado os olhares da crítica internacional e dos apreciadores deste género com um jazz do século XXI que respeita o passado, mas tem um agudo sentido de contemporaneidade. Nesta versão concerto conta ainda com três elementos do Drumming grupo de percussão numa variedade de instrumentos de percussão – vibrafone e marimba incluídos.

05/07 – I.overdrive Trio (França). Philippe Gordiani: guitarra eléctrica; Remi Gaudillat: trompete; Bruno Tocanne: bateria.
12/07 – Alberto Conde – Human Evolution Project Music (Espanha / Índia / Portugal). Alberto Conde: piano; Shakir Khan: sitar; Vikas Tripathi: tablas; Xosé Miguélez: saxofone tenor, flauta, gaita-de-foles; B.O.U.L.E.: electrónica + José Valente: viola.
19/07 – Hugo Carvalhais Quartet & Drumming GP (Portugal / Lituânia). Hugo Carvalhais: contrabaixo; Liudas Mockunas: saxofones tenor e soprano ; Fábio Almeida: saxofones tenor e alto; Mário Costa: bateria; Rui Rodrigues: percussão, João Tiago Dias: percussão; Nuno Aroso: percussão

+ Serralves
© Fotografia: Hugo Carvalhais.

Partilhe com os seus amigos: