A cantora Estrella Morente e o pianista Javier Perianes, dois dos mais internacionais e reconhecidos músicos espanhóis da atualidade, interpretam em concerto obras de Manuel de Falla e canções espanholas populares e antigas, na Gulbenkian.
Javier Perianes, em entrevista ao jornal inglês The Guardian, em abril deste ano, afirmou que este “É um projeto muito desafiante e muito diferente do que eu costumo tocar”. Um novo projeto que une o pianista a Estrella Morente – uma das cantoras contemporâneas mais aclamadas em Espanha e não só – e que vive em torno de canções populares espanholas.

© Javier Perianes por Josep Molina
O concerto começa, na primeira parte, com “Canción e Cuatro piezas españolas”, de Manuel de Falla, um compositor do início do século XX que partilhava de uma grande amizade com Federico García Lorca e que emigrou para a Argentina durante a ditadura de Franco, pais onde permaneceu até falecer. Ainda na primeira parte serão igualmente interpretadas canções espanholas antigas recolhidas por Federico García Lorca, homenageando desta forma a amizade entre os dois artistas. Na segunda parte, regressa-se ao universo de Manuel de Falla, com “El Amor Brujo”, a peça mais conhecida do compositor, terminando com a interpretação de canções populares espanholas.
Estrella Morente nasceu em 1980 em Granada, é filha do maestro Enrique Morente e da bailarina Aurora Carbonell, sobrinha de António Carbonell e José Carbonell, cantor e guitarrista respetivamente, e neta do guitarrista Montoyita; ou seja, o palco e as artes estão-lhe entranhados na alma, no existir e é natural entender tamanho talento. Cresceu e amadureceu enquanto pessoa e artista num ambiente familiar flamenco. Casada com o toureiro Javier Conde, Estrella Morente já pisou os palcos de algumas das salas mais importantes internacionais como o Carnegie Hall de Nova Iorque ou o o Sadler’s Wells de Londres. Realizou tournés internacionais pelo mundo e obteve vários prémios, como o Prémio Ondas para a melhor criação flamenca, uma nomeação para o Grammy Latino e duas nomeações para os Prémios Amigo e Prémios da Música 2006, entre outros.
Javier Perianes, pianista, guarda também no seu curriculum merecidos prémios, nomeadamente com o prestigiado Prémio Nacional de Música do Ministério da Cultura espanhol em 2012, nasceu em 1978 em Nerva, no Sul de Espanha. O músico trabalhou com alguns dos principais maestros do mundo, incluindo Lorin Maazel, Daniel Barenboim, Zubin Mehta, Rafael Frühbeck de Burgos, Jesús López Cobos, Antoni Wit, Daniel Harding e Vasily Petrenko, e recebeu várias críticas elogiosas aos seus discos dedicados a Schubert lançados na editora Harmonia Mundi, entre outros. Um músico com palmarés de peso. Em setembro de 2011 lançou com a Harmonia Mundi um disco onde interpreta a música para piano de Manuel de Falla, que inclui a gravação ao vivo de “Noites nos Jardins de Espanha”, com a Orquestra Sinfónica da BBC dirigida por Josep Pons.
Dois jovens músicos de talento invejável.

© Estrella Morente por Bernardo Doral by ELLE
Esquematicamente, o programa de luxo que vai poder ouvir, no próximo dezembro:
1.ª Parte
Manuel de Falla / Canción Javier Perianes (solo de piano); Cuatro Piezas Españolas Javier Perianes (solo de piano) – Aragonesa, Cubana, Montañesa, Andaluza.
Anónimo / Canções Espanholas Antigas – Estrella Morente e Javier Perianes: Anda jaleo; Los cuatro muleros; Las tres hojas; Los mozos de Monleón; Las morillas de Jaén; Sevillanas del Sigo XVIII; El Café de Chinitas; Nana de Sevilla; Los Pelegrinitos; Zorongo; Romance de Don Boyso; Los reyes de la baraja; La tarara (Recolha de Federico García Lorca).
2.ª Parte
Manuel de Falla / El Amor Bujo – Versão para piano de Manuel de Falla Javier Perianes: Pantomima; Danza del terror; Círculo mágico; Danza ritual del fuego.
Sete Canções Populares Espanholas / Estrella Morente e Javier Perianes: El Paño moruno; Seguidilla murciana; Asturiana; Jota; Nana; Canción; Polo.
Dia 05 de dezembro não fique em casa, em Lisboa. Às 21h00 esteja no Grande Auditório da Gulbenkian para um concerto singular com músicos de valor indubitável. A ir! •
+ Gulbenkian Música
© Fotografia de destaque: Estrella Morente por Bernardo Doral by ELLE.
Partilhe com os seus amigos: